Como existem talentos musicais neste Brasil!
Quando eu ouço o que toca nas rádios, e comparo com o que poderia estar ouvindo, percebo que algo está faltando! É verdade que existe gosto pra tudo, e os estilos musicais, ou determinados cantores que eu não curto, outras tribos curtem. Até aí tudo bem. Mas na minha humilde opinião deveria ter espaço pra todos na mídia, e não é o que acontece, com a pirataria no ápice, só arriscam no que é rentável e não importa a qualidade.
Se bem que nem os bons cantores da mídia estão conseguindo vencer os piratas da cara-de-pau! Percebo que a bola da vez são as músicas religiosas, ou gospel. Padres, e companhia tão dando um bom lucro para as gravadoras, a ponto de Aline Barros (uma graça!) e Fernanda Brum, cantoras evangélicas, irem cantar no Domingão do Faustão! Por la plata nos tornamos irmãos em Cristo na marra!
Mas o objetivo deste post é bem outro. Não é de hoje que existem programas de calouros, isso é mais antigo que andar pra frente! No entanto o gênerto ainda é discriminado, e consequentemente, por mais talento que o calouro tenha, por mais que vença o concurso e grave um Cd, na hora de divulgar a coisa muda, e grandes cantores ficam isolados nos seus Estados, que é onde conseguem seu reconhecimento. Mas o Brasil é imenso!
Raul Gil é atualmente o melhor nessa área de calouros, o nível dos competidores é muito alto, sem contar que é um programa sério, o entretenimento fica pra outros quadros do programa, em outras palavras a palhaçada acontece antes ou depois dos calouros apresentarem-se. Os jovens agora são seu foco principal, noutros tempos todos tinha sua vez, aliás, Robinson Monteiro, fez um moderado sucesso na época em que gravou seu Cd, mas acho que hoje ele teria maior espaço, considerando o fato que abordei acima.
E os jovens são muito talentosos, mesmo as excessões, ou aqueles que não me cativam, preciso admitir que cantam bem melhor do que muitos por aí! Sem contar que o nível requer tanta exigência que "qualquer coisa" não vinga, logo, todos são bons. Mas há os que se destacam, como em tudo, desde os Festivais onde Caetano Veloso e Gilberto Gil foram destaque. Sei lá se eles passariam entre os calouros de hoje... Brincadeiras á parte, o diferencial dos Festivais era que eles não só interpretavam, mas compunham suas próprias canções.
Neste quesito entre os Jovens Talentos 2010 do Raul Gil devo destacar Elihana Elias.
Uma americana de Miami, radicada no Brasil, que aos 15 anos canta com um timbre de Celine Dion, e que nas canções que interpreta sempre põe uma versão própria em português. Vai entender: a americana canta em português e as brasileiras em inglês! Convenhamos que no estilo pop que elas gostam de cantar não existe referencial no Brasil. A própria Wanessa Camargo já abandonou a infância de suas músicas e adotou o estilo internacional. Fora ela tem mais a ... a...
Amanda Neves foi o primeiro destaque desta temporada. Estilo lírico, canta que dá gosto! Sem contar a beleza que casa muito bem com sua voz. Como recompensa pela nota máxima dos jurados ganhou um singelo clipe com a participação de Caio Mesquita, outro talentoso instrumentista que quando tinha 15 anos exigiam-lhe o mesmo talento que Milton Guedes, sejamos moderados, não é mesmo? Hoje ele já tem mais idade, e curiosamente nunca mais o ouví tocar sax, o clipe gravado foi num solo de piano, na música "Only Hope".
Higor Rocha é o talento masculino do programa, 16 anos, (a média é até 17 anos), também tem um vozeirão, e é carismático. Seu diferencial são as variações de timbres, hora mais suave, hora mais grave, encara uma música de Ivo Pessoa como quem canta "Atirei o pau-no-gato"! É verdade porém que essas variações precisam ser controladas, eu como leiga que sou, mas como assídua telespectadora deste programa, já tenho bagagem pra dizer que Higor indiscutivelmente é talentoso, mas no dia que ele conseguir direcionar melhor sua voz dentro da canção, aí não terá pra ninguém! Mas aquele programa é uma escola, alguém mais gabaritado há de prestar-lhe essa informação.
Bruna Rocha na transferência de emissora do Programa Raul Gil da Band para o SBT, foi a nova contemplada com o clipe, por ter recebido nota máxima. Desta vez Hudson será o músico que a acompanhará, provavelmente num solo de guitarra. Bastante conveniente para ele, que desde que se separou do irmão Edson, andava sumido, agora pega uma rabeira no talento de Bruna, e vamos para o YouTube!
Existem tantos outros... Como citar todos? Deixará de ser um post pra ser um manual dos Jovens Talentos! Na verdade eu citei aqueles que falam ao meu coração, com a exceção de um: David Air. Esse merece um post especial, entenderão por quê.