Mostrando postagens com marcador Michael Jackson. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Michael Jackson. Mostrar todas as postagens

domingo, 14 de maio de 2017

Rodrigo Teaser - Nasce uma Estrela



“Em toda minha vida eu tive apenas dois sonhos: conhecer o Michael e ter uma carreira”

Essas são as palavras de Rodrigo Teaser, ditas em muitos lugares, ouvi pela primeira vez na entrevista que ele deu ao meu irmão Rodrigo Lourenço no #AIPOD o Podcast do Blog do Rodman em 2015, entrevista temporariamente indisponível na Web, (assim espero) e a outra no show do Teatro Polythema em Jundiaí de 13 de Maio de 2017. Rodrigo nascido em São Paulo em 11 de Abril de 1980 é um cantor e compositor que ficou conhecido por ser o mais famoso cover de Michael Jackson o Rei do Pop. Como ele mesmo conta desde criança imitava o astro nos programas infantis da TV, e com o tempo todo seu empenho tinha como objetivo tornar-se um chamariz da atenção do Michael.

Aos 13 anos em 1993 Rodrigo foi aos dois shows do Michael Jackson no Brasil (num deles o meu outro irmão Luciano Lourenço estava lá – adoro falar isso!). Foi o primeiro show da vida do menino Rodrigo e simplesmente o melhor do mundo, nunca haverá nada igual. Infelizmente em 2009 Michael Jackson faleceu antes que pudesse conhecê-lo pessoalmente, e por pouco Rodrigo não desistiu de seu trabalho de cover tendo que resistir naquele momento triste ao assédio fúnebre da mídia tentando estripar ao máximo a carreira e todas as coisas boas silenciadas pela própria imprensa do rei do pop.


Ele não se vendeu nesse momento, e talvez isso seja algo que nós fãs do Michael mais amamos no Rodrigo Teaser: ele é fiel à essência do Michael, como nós sobreviveu fora da época da internet a todo tipo de lixo midiático sobre a pessoa de Michael, sua conduta e seu caráter. Uma frase foi dita num programa de rádio uma vez (Debates do Paulo Lopes na Rádio Capital) “a comoção do público com a morte de Michael Jackson foi um tapa na cara da mídia que tudo fez para diminui-lo”. E é tão bom ver no Rodrigo coisas que eu sei bem como é, e que tão poucos entendem.

Ainda bem que além dos atributos performáticos, o talento, a voz, Rodrigo conseguiu entender a persistência do Michael, e aos poucos retomou os palcos, e conta que seu show de Tributo ao Michael sofreu muito preconceito, ridicularizarão, “quem ia querer sair de casa para ver isso?” diziam. Ao contrário do que estas pessoas pensaram não é só uma imitação, isso muitos fazem, é um tributo, uma homenagem, um ato de amor por quem ofereceu muitas coisas boas ao mundo e que estão aí até hoje, arte, estilo, música, moda, amor, talento, beleza, amor, amor... Coisa que exala do nosso garoto brasileiro! Tanto que atraiu a atenção do coreógrafo do Michael, Lavelle Smith que se ofereceu (pensa!) para participar de um dos shows do tributo. Certamente teria atraído o próprio Michael Jackson.




Foi emocionante assistir ao vivo seu show. No original de Michael Jackson tinha o momento onde o público iluminava a plateia com isqueiros acesos, no de Rodrigo Teaser em Jundiaí ao que parece, pela sua emoção no relato da sua página oficial do Instagram, pela primeira vez foram utilizadas as lanternas dos nossos celulares. 





“O aplauso que eu recebo num show não é 100% para mim, porque eu estou fazendo a arte dele”. Eis a questão que dá título a esse post! No show tributo que assisti Rodrigo começou e terminou apresentando suas músicas e videoclipes não como Michael, mas como Rodrigo Teaser. E eu vejo uma estrela, não necessariamente nascendo, mas ganhando visibilidade, influenciada como muitos pela arte de Michael Jackson, mas com particularidades bem Teaser, músicas em português. Listo a seguir minhas principais sensações sobre esse artista:

  • A risada espontânea mais gostosa de ouvir;
  • A emoção transparente no rosto numa essência tão Michael Jackson num jeito tão Rodrigo; 
  • Tipo físico tão brasileiro comparado ao perfil magrinho de Michael (entendedoras entenderão). 
  • Uma humildade grande com a lembrança sempre viva que todo o seu trabalho (mesmo sendo o melhor no que se propôs a fazer) é só um reflexo do sucesso do Michael.
  • Parece que agora tenho dois irmãos chamado Rodrigo.

Ainda têm poucas músicas em carreira própria divulgadas, mas se seguirem todas a linha da canção Hey temos o início de uma linda trajetória, e nem 100% dos aplausos foram para o Michael, mas pela generosidade com que nos trouxe essa arte. As palmas de “uwo que máximo” são para o Michael, mas o “muito obrigado” e “você é sensacional” são sem dúvidas para Rodrigo Teaser! Porque o amor vive para sempre. 

Música Hey:


domingo, 27 de novembro de 2016

#Dangerous25 - Michael Jackson



Dangerous o melhor álbum de Michael Jackson completou 25 anos! O álbum que marcou minha infância desde a capa, os encartes e as incríveis músicas com seus arranjos sensacionais! #MichaelForever #Dangerous25 #LoveMichael:


Remember the Time






Black Or White



Heal The World



Will You Be There




In the Closet



Dangerous




Who Is It



Give In To Me e a guitarra sensacional do Slash



JAM com a participação de Michael Jordan



Gone Too soon - Tributo a Ryan White


domingo, 5 de julho de 2015

Black Or White

Preto ou Branco? Minha infância foi cheia de aprendizado e eu mal sabia. Vira e mexe ocorre algum reboliço popular em torno de alguns temas, e agora com as Redes Sociais, todos se sentem politicamente corretos e defensores dos bons costumes.

Meu irmão mais velho gostava muito do Michael Jackson, ele tinha alguns LPs e eu ficava fascinada com os encartes dos discos. Um deles era o Álbum Thriller, onde na capa o Michael estava posando com um terno branco e pele negra.




O outro era o álbum Dangerous, que entre tantas imagens, tinha a foto do olhar expressivo de Michael, com pele branca. Tiveram outros depois, mas ao tema do post bastam estes. Eu tinha seis anos de idade e não ligava a mínima para o fato do Michael Jackson ser negro ou branco. Ele era simplesmente demais em qualquer uma das suas mil faces. 



Eu não me apegava a esta questão porque não tinha relevância nenhuma, isso não determinava quem ele era ou o que ele fazia, ou talvez sim, no sentido da sua arte e o que chamam de “Cultura Negra”. Mas eu via o ser humano Michael, e neste sentido uma criança consegue compreender o desenrolar de uma vida sem se preocupar com a falta do que fazer que é o preconceito racial.

Desde aquela idade até hoje eu amo Michael Jackson, estou pouco me lixando para a opinião pública em torno dele. Mas, eu nunca tinha me dado conta de como administrei bem esta questão das mudanças externas! Mostrando alguns clipes para minhas sobrinhas, filhas do meu irmão mais velho, a pequena perguntou: “por que ele está branco?”. O clipe era exatamente o que dá nome a este post. Black Or White.

Respondi a versão mais simples sobre o Vitiligo, e não me aprofundei, pois esta resposta bastou a mim, bem como a elas, pois elas se deliciavam na sua arte, no seu trabalho que ele se esmerou para fazer com qualidade. Tenho um pouco do seu perfeccionismo e consigo imaginar como era; só não tenho o talento e criatividade genial que ele tinha. Ele se destaca por isso e não pela sua cor.

Na adolescência eu traduzi suas músicas, com ajuda de algumas apostilas de inglês e um dicionário, não existia na internet sites com as letras prontas, e muitas vezes mal traduzidas. Aí conheci além da arte plástica o seu conteúdo. Hoje eu olho com tristeza porque sei que as esperanças do Michael são impossíveis, “Curar o Mundo”, “fazer do mundo um lugar melhor”, “acreditar em si mesmo”. We are the world? No, I don’t. Eu espero que agora ele esteja realmente num lugar melhor. Enquanto eu ainda estiver aqui, para mim ele será sempre negro e branco e um ser humano encantador.




domingo, 4 de julho de 2010

Jovens Talentos: David Air



David Air merece meu destaque por um motivo óbvio: ele canta músicas de Michael Jackson! Mas não é só isso, ele sabe cantar as músicas de Michael. Aos 13 anos de idade, o jovem apareceu cantando músicas dos tempos de criança de Michael, "Ben", "Music and Me", fez variações com "Hero" de Mariah Carey e "Out Here On My" de Nica Costa e depois aparece cantando Earth Song!!! Quando eu o ouví cantar no playback na Band, antes do refrão pensei comigo:"Nossa! ele não vai dar conta!". Mas na parte mais crítica da música foi justamente onde ele se destacou mais, e pra me convencer totalmente, o garoto cantou ao vivo no programa de estréia no SBT!  


Audacioso o pequeno talento já ouviu observações do tipo: "você tem lágrimas na voz", e "canta olhando para o céu", sinal de que há alguém olhando por ele de lá! David mostra aos poucos seu carisma, e foi eleito o "biju" do Programa Raul Gil, pelo menos nas comunidades e chats do MSN e Orkut! Não vou porém compará-lo ao Rei do Pop, mas posso dizer que David Air escolheu o melhor exemplo musical pra seguir, na verdade após o teste pra participar do concurso, Raul Gil Júnior percebeu a semelhança (longinqua) no timbre dele e sugeriu as músicas de Michael. Sugestão bem aceita e muitíssimo bem aplicada! 


O pequeno prodígio ainda tem um longo caminho pela frente, e infelizmente não vejo possibilidades de mercado para o estilo dele aqui no Brasil, a menos que inventemos uma nova maneira de encarar a arte musical, pois saber cantar não é fundamental hoje em dia. David também não pode viver na sombra de Michael Jackson embora este tenha repertório pra ele cantar pro resto da vida se assim quiser, sem repetições! 


A sombra acolhedora do Rei pode servir de inspiração para à ele (torço por isto!), senão ele ficará esteriotipado como o "Garoto que canta Michael Jackson". deixará portanto de ser um cantor; a sua individualidade deve ser estimulada, sua criatividade deve ganhar espaço! Ele é tão novo, e é uma revelação tão positiva do Raul Gil, merece um lugar ao sol.  




sexta-feira, 25 de junho de 2010

Michael Jackson Forever




Michael Jackson (1958-2009)


Parece que foi ontem!

Sempre que me lembro da morte de Michael Jackson, sinto a mesma angústia, o mesmo desconforto que é gerado pela impotência. Eu nada posso fazer para mudar a realidade, e já faz 1 ano! 

Michael teve a existência dos grandes mestres que ultrapassam os limites da vida material. Se fisicamente ele não está mais entre nós, sua arte, sua lembrança, seus ensinamentos sempre estarão. E nada nem ninguém poderá mudar isso pra nós que verdadeiramente o amamos. 

Um de seus fãs mais conhecidos no Brasil, Rodrigo Teaser, um dos covers oficiais de Michael, em entrevistas refere-se a ele com os verbos no presente: "ele, canta, ele dança, ele é". Questionado sobre os motivos do tempo verbal, Rodrigo admite ser um ato inconsciente e que não pretende fazer nada pra modificar. Eu como ele, sinto a vida de Michael pulsar através da minha.

"Ele é nosso irmão mais velho", disse meu irmão Rodrigo Lourenço. A melhor definição para Michael Jackson que pude encontrar. De fato, crescí sob os exemplos mais sublimes dele, compartilhando suas alegrias e seus sucessos, além das tristezas, a despeito de tudo que divulgavam. O amor não é cego como dizem, apenas enxerga com olhos que a ignorância não pode ter.



Nunca havia vivenciado luto até então. Outros conhecidos e familiares partiram, é verdade, mas o luto só é sentido quando a pessoa que parte está mais próximo do coração do que necessariamente do corpo. Já chorei muito, e se eu já não acreditasse em vida espiritual, eu providenciaria uma nova fé descaradamente, por amor. Michael mergulhando nas profundezas do nada é inconcebível!

Cair no mais profundo esquecimento de sua individualidade... não, ele não! Não entrarei no mérito religioso, mas me reservo no direito de acreditar no mais justo, não só pra ele, obviamente, mas por causa dele. Este homem disse até o fim que amava seu pai, o seu carrasco da vida toda! Que isto lhe seja imputado por justiça. Justiça mesma que o próprio Michael soube aplicar quando não deixou nem um centavo ao Sr. Joseph Jackson em seu testamento. Entende-se com isto que perdão é uma coisa, recompensá-lo materialmente por todo mal que fez é outra coisa bem diferente. O que é dele ta guardado, eu nem preciso desejar mal.


Essa grandeza espiritual, apesar do exemplo, eu não tenho. Por isso Michael ainda tem muito a me ensinar nessa vida. Longe da perfeição, ainda na juventude da alma, mas ainda assim, superior a mim, e nem por isso arrogante! Isso é um verdadeiro cristão.


Vida eterna ao REI DO POP!

Alguém balança quando o vento sopra
Alguém está sentindo falta de um amigo
Alguém está precisando de um herói
E eles não têm noção de quando
Isso tudo vai terminar;
Histórias enterradas e não contadas
Algo esconde a verdade; espere,
Quando esse mistério se desdobrar
O sol vai brilhar até nos olhos
Do homem cego quando ele chorar

 
 
 


terça-feira, 4 de maio de 2010

Eu e o Tempo





Feliz deveria ser Benjamin Button (de "O Curioso Caso de Benjamin Button",  do diretor David Fincher) que vivia a cronologia inversa do tempo! No entanto na medida que o tempo passa - pra trás ou pra frente - o mesmo trás consigo encargos, e sempre haverá alguém lhe apontando o dedo, seja para acusá-lo de infantil ou pra considerá-lo um velho ultrapassado, independente da sua idade.

O fato é que existem pessoas que não se encaixam no tempo, do mesmo modo como lhe é exigido pela sociedade. Sua alma cultiva e sobrevive de sonhos venturosos não de práticas cotidianas. Mesmo suas práticas revelam a essência atemporal do seu ser. 

Existem pessoas sensíveis que mantém seu lado criança, como Michael Jackson, que sofreu tanta discriminação por ser quem era. O que não o impediu de ter maturidade pra criar com excelência a sua arte, e educar seus filhos, que era afinal, o que importava pra ele.

"Estrada afora após segui... Mas, ai,
Embora idade e senso eu aparente,
Não vos iluda o velho que aqui vai;
Eu quero meus brinquedos novamente!
Sou um pobre menino... acreditai...
Que envelheceu, um dia, de repente!... "
"Recordo Ainda..." Mario Quintana  

Então qual é a sua idade? Você se encaixa no perfil pré-programado às pessoas de mesma idade? Se é adulto, você é sério, trabalhador, insensível, lógico, machine-man? Ou será sonhador, criativo, brincalhão, espontâneo e cativante como uma criança?

Feliz é aquele que tem esta essência atemporal e sabe vivê-la plenamente, a despeito dos códigos de conduta vigente. Pior é quando tentamos vestir a todo custo a carapuça que não nos serve, só pra nos sentirmos incluído no grupo de pessoas compenetradas e respeitáveis que sequer desconfiam que têm alma.

"O velho Leon Tolstoi fugiu de casa aos oitenta anos
E foi morrer na Gare de Astapovo!
Com certeza sentou-se a um velho banco,
Um desses velhos bancos lustrosos pelo uso
Que existem em todas as estaçõezinhas pobres do mundo,
Contra uma parede nua...
Sentou-se... e sorriu amargamente
(...)
Então a morte,
Ao vê-lo tão sozinho àquela hora
Na estação deserta
Julgou que estivesse ali à sua espera,
Quando apenas sentara para descansar um pouco!
A morte chegou na sua antiga locomotiva
(Ela sempre chega pontualmente na hora incerta...)
Mas Talvez não pensou em nada disso, o grande velho,
E quem sabe se até não morreu feliz: Ele fugiu...
Ele fugiu de casa...
Ele fugiu de casa aos oitenta anos de idade...
Não são todos os que realizam os velhos sonhos da infância!"

"Poema da Gare de Astapovo" - Mario Quintana


Post Scriptum: Ter essência atemporal nem sempre implica em gostar de brinquedos, roupas cor-de-rosa (no caso das meninas), ou qualquer símbolo infantil. Muitas vezes se mostra no comportamento delicado, quase sem malícia às vezes, franco. Entre outras coisas...



Asta la Vista!


sexta-feira, 23 de abril de 2010

Inesquecível



Pensei em fazer um discurso apaixonado, assunto não falta quando o tema é Michael Jackson. 

Mas em vez disso recomendo que leiam o post escrito por Rodman em http://rodman.blog.terra.com.br/, não foi escrito com menos paixão do que eu faria. (Evita acusação de plágio também!)

As músicas de Michael Jackson falam por sí, por isso deixo a mensagem de Man In The Mirror:

"Eu vou fazer uma mudança
De uma vez em minha vida 
Vai ser bom de verdade,
Vou fazer a diferença,
Vou fazer isso direito...
Eu dobro a gola do meu casaco favorito,
E o vento sopra na minha cabeça,
Eu vejo as crianças nas ruas
Sem nenhuma comida,
Quem sou eu? Estou cego?
fingindo não perceber suas necessidades.
O verão é ignorado como
Uma tampa de garrafa quebrada,
E como a alma de um único homem
Eles seguem uns aos outros ao vento,
Porque eles não têm lugar pra ir.
É por isso que eu quero que você saiba

Eu estou começando com o homem no espelho
Eu estou pedindo à ele pra mudar seus caminhos
E nenhuma mensagem pode ser mais clara:
Se você quer fazer do mundo um lugar melhor
Olhe pra sí mesmo, e então faça uma mudança
(...)
Porque quando você fecha seu coração 
Você perde a sua razão!
Então faça uma mudança."




Michael não era um velho decrépito como a mídia insistiu em pintar até seu último minuto(...)Tudo bem, ele tomava remédios pra dor. Mas, vai ensaiar num ritmo frenético pra uma turnê ( e com o perfeccinismo digno do melhor artista do mundo), após muito tempo parado e com cinquenta e uns anos... Por muito menos eu estaria dolorida!!



Só me resta fazer coro com Paris Michael, sua filha:
Michael, I love you so much!