Mostrando postagens com marcador isolamento social. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador isolamento social. Mostrar todas as postagens

sábado, 27 de junho de 2020

Novo Normal


Dizem que o isolamento social é capaz de gerar um abalo transformador no comportamento das pessoas ao ponto de mudar o conceito de normalidade. A humanidade já passou por muitas pandemias, mas creditou-se a mais recente, cheia de estereótipos políticos, o poder de tornar o distanciamento, a redução do contato físico e interações sociais como definitivamente normal.

Houve quem dissesse que a expressão queria apenas dizer que as pessoas ficarão mais cuidadosas daqui para frente, ou que darão mais valor ao convívio social. Outras diziam que todas ficariam mais atentas aos riscos do contato físico. E coisas semelhantes a estas.

Tendo crescido no isolamento social, e convivido com ele por muitos anos, sei que não é uma rotina tolerável. É adaptável, mas só enquanto não surge ocasião de abandoná-la. Não há nada que substitua de forma palatável o contato com pessoas, conversas descontraídas, visitas a diversos lugares e viagens, shows, um dia de compras, um jogo de futebol. Somos seres sociais.

A internet ameniza de um certo modo, mas não substitui uma conversa olho a olho, com perfumes e sensações estimulando todos os nossos sentidos. Amores precisam ser conhecidos e vividos, e as redes sociais não expressam a realidade de um abraço quente. A mesma internet que nos mantem conectados a pessoas distantes, nos desconecta de nós mesmos, ficamos extremamente estimulados por uma série de informações, manchetes e imagens que deixamos de perceber a beleza das flores, a leveza de uma brisa suave, ou o brilho das estrelas...

Não se deve projetar como novo normal uma realidade cheia de medos e parcimônias. Não é verdade que sem pandemias não existia solidariedade, empatia ou compaixão. E não é verdade que com elas as pessoas automaticamente passaram a ser isso ou aquilo. O potencial para o bem e para o mal está em todos, e não há receita pronta para despertar uma ou outra forma de viver ou conviver.

Desprezo profundamente todo tipo de isolamento social, salvo nos casos onde a justiça com razão pune alguém por um crime. Existem extremos que realmente devem ser expurgados do convívio social, mas ainda nesse ponto foi uma escolha. Ninguém é obrigado a cometer um crime. Aprendi que a circunstância afeta, mas não influencia de forma definitiva. A influência depende da nossa permissão. Escolha. Higiene e saneamento básico não é nenhuma novidade e está à disposição de todos para uma boa convivência.

Normal é ser humano, é ser alegre e ser triste, brincar, dançar e cantar com os amigos, irmãos, vizinhos. Normal é errar e saber corrigir, acertar continuar. Dá para viver em novidade de vida, sem que o normal deixe de ser o que sempre foi. Os vírus nos agridem quanto mais fraco está nosso sistema imune, mais frágil, mais abalado por notícias maliciosas, terror e tristeza. Desligue a TV e o celular e perceberá que não há nada de novo. A beleza de Deus no mundo continua brilhando para nós!


sábado, 30 de maio de 2020

Você Dorme no Formol?



Sempre que respondo minha idade ou posto fotos antigas as pessoas se espantam e brincam: “você dorme no formol”! É engraçado, e é uma das coisas boas que trago de legado da minha história. Particularmente gosto do que vejo no espelho. Outro dia me perguntaram: você se acha bonita? Quis responder que sim, mas disse “dá para o gasto” ... por que temos dificuldade de admitir nossas qualidades? Sim, me acho bonita! Tenho muitos pontos estéticos a melhorar, mas não comprometem o essencial. Sou reflexo das minhas poucas experiências!

O que nos faz envelhecer a aparência? Uma pesquisa rápida revela que o envelhecimento é causado por fatores como poluição, má alimentação (Mc Lanche Feliz?), fumo, sedentarismo, estresse e, principalmente a exposição solar. Meu segredo de beleza é justamente não ter ficado exposta a nada disso – talvez um pouco de sedentarismo – por longos 23 anos, salvo em algumas horas do dia (percurso para ir e vir da escola) que eu tomava um solzinho, ou chuva... saudades dos banhos de chuva! Preciso de um banho de chuva...


SONETO DO AMOR NÃO VIVIDO 


Cansei de contar horas,

Minutos ou segundos...

Sei lá o que vai lá fora,

Se aqui dentro é um absurdo!



Pintei-me com carmim

Nas noites de luar,

Mas quando amanheci

Eu vi a jovem passar



A espreita dum amor

Que nunca ousou deixar

Fugir além do olhar;



De braços bem fechados,

Coração maltratado,

Parti antes de inflamar... 



Voltando ao assunto, não recomendo meu método para ninguém. Se hoje estou bem, foi graças a Deus, mas doeu. E não tem como garantir os mesmos resultados para o mesmo método. Podemos mudar o método, mas não a meta (incrível como minha memória está absorvendo certas falas de alguém), então amigas lindas, vocês podem até parecer a idade que tem, isso não é ruim, mas recomendo outros métodos para que fiquem muito tempo assim, cosméticos, academia, paz de espírito, fazer a egípcia para opinião de gente falsa e qualquer outra coisa, menos o isolamento social.

Esse isolamento do Coronavírus é brincadeira de criança perto do meu intensivão da infância e juventude. Minha cota estourou, por isso Deus me colocou para trabalhar em atividade essencial. Bora trabalhar, agora é a minha vez! Vocês já estão em outra fase de um jogo que eu estou só começando! E agradeço imensamente por poder aprender com a experiência de cada uma de vocês. Cada um também, embora os rapazes demonstrem menos espanto com minha aparência. A beleza realmente está nos olhos de quem vê, mesmo de quem se vê pelo espelho.