sábado, 17 de julho de 2010

Henry Ford


"Quer você pense que pode, quer pense que não pode, de qualquer modo você está  certo!" Henry Ford

Desde sempre gostei de lidar com papéis, com negócios, com administração. Agora pode haver quem diga: "Mas você não é uma artista?" "Seu sonho não é trabalhar em escola?" Sim, amigos. Exatamente isso! E uma coisa está intrinsecamente  a outra, mas o enfoque que quero dar é outro. 


Ford foi tomado como louco por acreditar que poderia criar um automóvel à gasolina, e depois por acreditar que poderia levar a fato uma linha de produção em massa. De fato se ele concordasse com a opinião alheia ele pensaria que jamais poderia fazer o que pretendia e deste modo não aplicaria seu empenho e criatividade pra criar o movimento denominado Fordismo. Ele seria um homem frustrado, seu nome não estaria estampado nos mais sofisticados automóveis da atualidade. Tudo se ele levasse a sério um simples porém fatal comentário: "Você não pode."


Sua fé de que ele podia sim exercer sua criatividade com sucesso é que lhe deu condições para concluí-la com êxito. Tudo passou a agir ao seu favor, alguém ousa discutir a tese de Henry Ford?

"Obstáculos são aquelas coisas medonhas que você vê quando tira os olhos dos seus objetivos."  

O caso Ford está muito longe de ser excessão, é corriqueiro e mais comum encontrar pessoas a nos depreciar do que nos apoiar, o bom, o gostoso é quando apesar disso obtemos sucesso nos nossos empreendimentos. Por enquanto meu objetivo é bem menor do que montar uma nova companhia automobilística, e mesmo Ford, quando na infância consertava relógios dos vizinhos não imaginava no que se tornaria. Mas digamos que estou dando meus pulinhos também!


Este homem só perde em humanidade, no trato com seus operários, para o engenheiro Henri Fayol o precursor da Ciência Administrativa, pois este buscava cativar seus funcionários e assim ganhar a contribuição voluntária (apesar dos altos salários), Ford oferecia alta remuneração mas visando o giro do capital, pois seus funcionários eram também consumidores! Toma lá, dá ca!  

Enfim, este post é só pra comerar meu ingresso na ETEC, no curso de Administração! Não poderia deixar passar...


"Entusiasmo é a base para o progresso; com ele existem realizações. Sem ele, existem apenas desculpas."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário