sábado, 6 de junho de 2020

Linguagens do Amor - As Cinco Linguagens



Li no ano de 2018 o livro As Cinco Linguagens do Amor, do Gary Chapman. A leitura foi muito bem recomendada por uma colega do trabalho, que chegou toda empolgada com a leitura, e como ela tinha um excelente dom de comunicação expôs brilhantemente para a equipe toda os resultados da leitura com seu marido, que segundo ela descobrira tinha como linguagem do amor o toque físico.

E como a propaganda foi boa, entrei na fila para leitura, porque o livro foi emprestado para várias pessoas. E realmente o livro é muito bom, profundo e certeiro. Segundo o autor, “pessoas diferentes com personalidades diferentes expressam amor de maneiras diferentes”. Todos damos e recebemos amor de maneira diferente, e perceber isso nos capacita a comunicar melhor o amor. Isso vale para casados ​​ou namorados, para crianças e adolescentes, para amigos e colegas de trabalho e para relacionamentos à distância.

As cinco linguagens do amor são:

Palavras de Afirmação

Atos de Serviço

Presentes

Tempo de Qualidade

Toque Físico


A teoria do autor faz muito sentido. Não contraria nenhum princípio de grande valor. Quem quiser aprender qual sua linguagem do amor, no site 5 Love Language tem um exercício muito legal para ajudar.

Cada um tem uma ou duas linguagens que se destacam, mas há quem diga que temos um pouquinho de cada uma. E é verdade. Li o livro, fiquei muito empolgada, mas ele não me pegou numa fase muito boa. A versão que li estava voltada para casais, e para variar eu estava sozinha, recém saída de um flerte inútil, que nem chegou a ser um relacionamento, frustrada. E todo seu conhecimento ficou guardadinho na minha memória e coração.

E as obras incríveis da vida trouxeram de volta agora as impressões gostosas deixadas pelo livro, e a vontade de me redescobrir e aplicá-las em muitas pessoas importantes. É muito desafiador! Falarei mais sobre cada linguagem do meu modo, nos próximos posts: 


Linguagem do Amor - Palavras de Afirmação

Linguagem do Amor - Atos de Serviço

Linguagem do Amor - Presentes

Linguagem do Amor - Tempo de Qualidade

Linguagem do Amor - Toque Físico




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário