sábado, 6 de junho de 2020

Linguagem do Amor - Palavras de Afirmação



“Pare de escrever besteiras”! “gênio insuportável”! "isso não dá dinheiro", “você não trabalha não?”. Cresci com o estoque de palavras de afirmação em baixa. Fui alvo de falsas amizades, adultos assediadores, e muitas pessoas boas que me davam atenção, afirmação e consolo. Felizmente os primeiros nada me fizeram de pior. Deus não permitiu. Ocasião não faltou.

Com o tempo aprendi a catalisar coisas boas, ações afirmativas. Supervalorizava qualquer palavra gentil, transformava-as em grandes lembranças, poetizava-as. Por isso que eu vivia escrevendo cartinhas para meus amigos, e os crushs? Tadinhos! Desculpa aí meninos! Aprendi com o livro do Gary Chapman, As Cinco Linguagens do Amor que Palavras de Afirmação é minha segunda linguagem do amor, aquela que me faz sentir amada.

Hoje troquei as cartas por textão no Instagram e Facebook! Já escrevi mensagens para muitas pessoas, e um caso muito triste não ganhei nem um like da pessoa envolvida. Ganhei um block em troca! Essa mesma pessoa me acusou um dia, sem mais nem menos e sem chance de me explicar, que eu não a ouvia, só me importava comigo mesma. Só por isso já sei que a linguagem principal dela é justamente essa aqui. E saber de quase toda sua vida, inclusive das brigas dos familiares próximos que eu atentamente a ouvia contar, não foi suficiente, porque possivelmente negligenciei algum assunto muito importante que ela quis contar, e porque eu tivesse acabado de romper um relacionamento longo, estivesse realmente mais interessada em desabafar que em consolar... Perdi uma amizade que me era muito preciosa, mas fazer o que?

Aprender sobre essa linguagem do amor me ajudou a entender muitas coisas, e porque certas palavras doeram tanto, e a ausência de palavras, muitas vezes também. Me ajudou a entender por que escrever e demonstrar afeto por palavras me é tão caro ao coração. Entendi por que falho miseravelmente em demonstrar amor para quem não fala a mesma língua. E mesmo para quem fala, podemos falhar se negligenciarmos uma palavra afirmativa quando a outra pessoa mais precisar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário