domingo, 7 de junho de 2020

Linguagem do Amor - Atos de Serviço



Aqui em casa minha mãe sempre foi aquela figura clássica da dona de casa, que lava, passa e cozinha para todos! Esmerada, sempre cuidando de tudo, cada detalhe, tapetes, cortinas, toalhas, o guarda-chuva na mochila das crianças, o tênis branco do garoto, impecável! A comida à mesa na hora certa, e não basta a comida na mesa, precisa colocar no prato!

Muitas vezes ouvi pessoas reclamando de que quando alguém coloca comida em nosso prato é sinal de preguiça, pessoa mimada. Esse último de certa forma está certo. Mas deixar a mãe colocar comida no nosso prato é deixá-la demonstrar seu amor. Recusar qualquer coisa que ela coloque no prato é um insulto. Erguer-se e colocar comida por si, também é.

Costumo reclamar que não gosto de pegar nada para fazer na cozinha porque ela sai terminando. Hoje, depois de ler o livro do Gary Chapman, As Cinco Linguagens do Amor, entendo que na verdade ela quer mostrar serviço, e dizer que está ali para cuidar de mim, e que enquanto ela estiver ali ninguém precisa se preocupar.

Mas, nem tudo são flores. É realmente confortável a mensagem de que não precisamos nos preocupar, mas o serviço de casa sobrecarrega. E ela reclama que só ela faz tudo... É complicado devolver na mesma moeda, sendo que ela não deixa terminar nenhum ato de serviço, mas de vez em quando pego a casa para varrer, saio para fazer compras, trago tapetes, toalhas, aventais novos, lavo louça. É pouco, mas é o que tem para hoje.

Essa não é minha principal linguagem do amor, mas não vejo a hora de ter minha própria casinha para arrumá-la do meu jeitinho, e decorá-la com a minha cara, e poder terminar o café, o arroz, o feijão que eu comecei! Como não tenho nenhuma pretensão de morar sozinha, essa “minha cara” não precisa ser só minha, desde que eu possa concluir o que iniciei, será um prazer ajudar meu parceiro a dar a cara dele no cantinho que ele quiser... isso, claro, se Deus permitir assim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário