terça-feira, 9 de junho de 2020

Linguagem do Amor - Tempo de Qualidade


Tive um relacionamento durante um período em que eu trabalhava 6 dias por semana, alternando sábados ou domingos. E ele 6 dias sempre de segunda à sábado à noite. Logo a gente só tinha os domingos para se ver. Mesmo tendo domingos que eu trabalhava, nunca eu cogitava a hipótese de alegar cansaço ou nada parecido.

Mesmo assim ele sempre achava outras coisas para fazer aos domingos, ou pessoas para visitar e nunca dividia o dia para separar umas horinhas para mim... lembro que eu ficava muito arrasada e nunca soube explicar para ele a razão do meu incômodo. Uma vez combinamos o mês das férias, e o que foi um momento maravilhoso para mim, mesmo ficando boa parte do tempo só em casa tomando café, foi um fardo para ele, que achava que aquele mês servia de estoque para justificar sua ausência em todos os outros fins de semana que ele não aparecia.

Lendo o livro As Cinco Linguagens do Amor, do Gary Chapman, descobri que Tempo de Qualidade é minha principal linguagem do amor. Descobri também que meu antigo parceiro não ficava nem um pouco feliz em se expressar na minha linguagem. Por sorte eu sabia falar a linguagem palavras de afirmação, que era a forma como ele se sentia amado. Mas também tinha atos de serviço, e nesse quesito acho que o deixei um pouco à míngua, por falta de um espaço para exercitar e um pouco de sabedoria. Eu teria tempo e espaço de sobra se os planos que tinha com ele tivessem dado certo, mas graças a Deus não deram! Não era para ser.

Foi bom poder entender o que aconteceu depois da leitura do livro, para corrigir a rota nas próximas jornadas. Quando eu me apaixonar novamente, se acontecer, possivelmente vou me doar de novo 100% a um propósito de vida, vou mobilizar todo meu tempo e recursos para uma finalidade comum igualzinho eu fiz. Da próxima vez haverá de ser comum. E farei diferente o que for preciso para abordar a linguagem da outra pessoa, ao invés de exigir apenas a expressão da minha. E, se for da vontade de Deus, será incrível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário