Esta foto estava na carteira da esposa do Seu Waldemar. |
Nos anos 60, o grupo acrescentou a vocalista Holandesa Sara, que mais tarde se tornou esposa de Edgar, e em Copenhage (Dinamarca) adotaram o nome de The Modern Tropical Quintet, ao lado está a capa do disco de 1966. Suas músicas eram um misto de Jazz moderno, bossa nova, e outras misturas psicodélica (alucinantes, melancólicas).
A banda fez poucos shows no Brasil, pegando sua fama pela Europa e tocando em locais como: Castellana Hilton (Madrid), Gran casino (Bélgica), Miller's jazz club (Holanda), Kaiser Keller (Alemanha) e Grand Hotel (Suiça).
Em 1968, The Modern Tropical Quintet foi a banda de apoio de Sérgio Ricardo, no maior festival da música da Record (onde participaram artistas como Elis Regina, Gilberto Gil, Caetano Veloso, e outros):
4° FESTIVAL DA MPB *
TV Record (novembro-dezembro, 1968)
1ºLugar - São Paulo, Meu Amor, de Tom Zé, com Tom Zé.
2° - Memórias de Marta Sare, de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri, com Edu Lobo e Marília Medalha.
3º - Divino maravilhoso, de Gilberto Gil e Caetano Veloso, com Gal Costa.
4° - Dois Mil e Um, de Rita Lee e Tom Zé.
5º - Dia da Graçt.a, Mde Sérgio Ricardo, com Sérgio Ricardo e Modern Tropical Quintet
4° FESTIVAL DA MPB *
TV Record (novembro-dezembro, 1968)
1ºLugar - São Paulo, Meu Amor, de Tom Zé, com Tom Zé.
2° - Memórias de Marta Sare, de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri, com Edu Lobo e Marília Medalha.
3º - Divino maravilhoso, de Gilberto Gil e Caetano Veloso, com Gal Costa.
4° - Dois Mil e Um, de Rita Lee e Tom Zé.
5º - Dia da Graçt.a, Mde Sérgio Ricardo, com Sérgio Ricardo e Modern Tropical Quintet
Pois é! esse é o passado glamouroso do Sr. Waldemar Ribeiro de Lima, que eu conheci numa Casa de Repouso em Francisco Morato/SP, padecido do mal de Alzheimer, e com paralisia por causa de um derrame. Sua esposa D. Luiza Dias de Lima estava presente e pode nos contar um pouco do passado do Sr Waldemar, soube por ela, que o Wilson Ribeiro era seu irmão gêmeo, já falecido.
Considerando tudo que este homem já viveu, é lamentável sabê-lo naquele estado, embora a casa seja um abrigo decente, que parece cuidar bem dos idosos, o Sr, Waldemar já conheceu Chico Anysio (não duvido porque este participou do festival como compositor), Hebe Camargo, Lima Duarte, e já teve uma composição de Lennon e McCartney* em seu disco!
Como pode agora ele estar do modo como eu o encontrei? Tudo bem o país não o reconhecer, mas onde estão as celebridades que já cruzaram o caminho de Sr, Waldemar? Quando me lembro das reclamações de Chico Anysio por não atuar mais (até pouco tempo), quando se dizia desprezado pela mídia... Bem ou mal, o salário de Chico Anysio está garantido para a vida toda, sendo que seu Waldemar só tem por si sua esposa, e agora, as doações da ETEC onde estudo, fora outras contribuições... Vida injusta?
*Discografia: Música/compositores:
Midnight in Moscow Soloviev - Sedoy Matusovsky Ball
Sabor a mi - A. Carrilho
Daar Big Die Moolen -The Windmills Turning
Suavecito - A. Robles
Daar Big Die Moolen -The Windmills Turning
Suavecito - A. Robles
Fascinating Rhythm - George Gershwin e Ira Gershwin
Samba Colorido - Batista
Luna Caprese - A। Cesareo e Ricciardi
All my Loving - John Lennon - Paul McCartney
Baubles, Bangles And beads- Wright Forrest
I Love Paris - Cole Porter
Hello, Dolly! - John Herman
Post Scriptum: Atualmente o disco da banda pertence ao Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), doado como patrimônio da música popular "estrangeira". Mas ainda encontra-se algumas raridades disponíveis à venda na internet, por um valor aproximado de R$ 690,00; no caso são discos usados e revendidos pelos donos, porém em bom estado. Sr Waldemar faleceu no ano seguinte a publicação deste post em 2011.
Faça suas doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene (inclusive fraldas geriátricas):
Associação Amigos do Coração de Jesus
R. Jandira, 481, Jardim Eliza - Francisco Morato/SP
Fone: 4608-1257
tudo ótimo. eu era amigo do Plínio. sabem onde anda? o conjunto ainda existe?
ResponderExcluirgrato,
Otavio Luiz/Ribeirão Preto, sp
MUITOS BAILES EU DANCEI COM ESSE MARAVILHOSO CONJUNTO NOS ANOS 60,QUE DEUS ABENÇOE A TODOS E RECUPERE A SAUDEM SAUDADES
ResponderExcluirEu sou baterista e, toquei em conjuntos nos anos 70. Conheci o Modern Tropical Quintet, quando mesmo fez um baile no Jóquei Club de São Bernardo do Campo. Eles fizeram no sábado e nós na sexta e no domingo. Conversei muito com o Edgar. Um cara muito legal. Tocava muito e me deu muitas dicas pois, na época eu tinha 17 anos e tocava bateria fazia apenas 3 anos. Uma banda impecável.
ResponderExcluirEU CONHECI O MODERN TROPICAL QUINTET NA SUIÇA QUADO TAMBÉM ESTAVA E TURNÊ COM MEU CONJUNTO SAMBA BLUE. O SEU PIANISTA NA EPOCA ERA O HOJE MAESTRO JORGE CALANDRELLI QUE RECEBEU UMA PROPOSTA PARA DIRIGIR UMA ORQUESTRA NOS ESTADOS UNIDOS E EU TIVE A HONRA DE TER SIDO CONVIDADO PELO EDGAR E PELO O WILSON PARA SUBSTITUI-LO.NÃO PUDE ACEITAR PORQUE TINHA O MEU CONJUNTO O SAMBA BLUE E TÍNHAMOS MUITOS CONTRATOS PARA FRENTE SOB A MINHA RESPONSABILIDADE E ÉRAMOS UMA FAMÍLIA, MAS TIVE A HONRA DESTE CONVITE QUE GUARDO ATÉ HOJE E GUARDAREI PARA SEMPRE. FOI QUANDO ENTROU O PLINIO. MEUS SENTIMENTOS PELO EDGAR, PELO WILSON E PELO WALDEMAR E TODA MINHA TRISTEZA PELO SEU FINAL DE VIDA. ÉRAMOS MUITO AMIGOS.
ResponderExcluir