domingo, 8 de abril de 2018

Escolhas



Certa vez, estava com um amigo meu num lugar e pedimos um suco para cada um, de sabores diferentes. Ao provar, percebi que o meu suco não estava a meu gosto, quando meu amigo subitamente trocou os copos e me cedeu o dele que tinha provado e estava mais gostoso. Minha reação foi de recusa. Peguei o meu suco de volta e disse: "Tenho que assumir as consequências das minhas escolhas". Esse meu amigo agiu assim outra vez, em outro lugar, trocando os sucos.

Num primeiro momento podemos parecer gentis ao estimular alguém a substituir por algo melhor o que não está bom, quando nos sacrificamos e assumimos o ruim. Adultos e crianças, ninguém mais quer sofrer as consequências de nada; ninguém quer consertar o que quebra, apenas jogam fora e compram outro novo. Crianças não podem reclamar da comida que os pais vão lá e colocam no prato o que elas querem, muitas vezes sem condições de variar o menu tanto quanto varia as "vontades" dos filhos. No fundo a mensagem que passamos é que tudo é substituível desde que o que está diante de nós não nos agrade.

Acontece que para mim, no caso do suco, embora eu não tenha refletido muito na hora, melhor que um suco mais saboroso, era mostrar que, assim como meu amigo não se importava em ficar com o suco ruim em meu lugar, eu também não me importava em levar minha escolha adiante mesmo quando a coisa não estava boa. Lembro de ter dito a ele que não fizesse o mesmo quando tivesse filhos, pois estaria criando monstros que não saberiam viver num mundo que não trocaria a vida deles por uma melhor quando quisessem.

Muitas pessoas tratam as relações como copos de sucos que não estão a contento: trocam ou simplesmente jogam fora quando não há outro melhor por perto. Se esquecem que pessoas não são frutas que se espreme o caldo e lança o bagaço no lixo. Pessoas têm sentimentos, amam, se apaixonam, choram, sofrem. São seres humanos e não objetos. O que não está bom numa relação pode ser mudado com esforço de ambos, não precisa ser descartado.

Um comentário:

  1. Recomendo como leitura os livros do zygmunt bauman caso ja nao tenha lido

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário