sábado, 5 de março de 2011

Gossip Girl



“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29)


Vox Populi, Vox deiNada mais insano do que esta afirmação, ainda que o Deus que admitimos hoje – a propósito, Único e Soberano – não é o mesmo deus a quem o ditado se referia, no caso era o deus grego Hermes, sem muita relevância no presente contexto. O fato é que a voz do povo é puramente humana, o que é o mesmo que dizer maldosa, maliciosa, maledicente e tantas outras palavras que começam com “ma” ou “mal”.


No entanto, essas pessoas ou "povo" são demasiado ingênuos para crerem ser a voz de Deus, e nem estou falando dos pregadores, mas de uma coisinha perniciosa que chamamos fofoca, que por correr de boca em boca numa velocidade equivalente a da luz, os mais tolos chegam a achar que se trata de uma verdade, e no caso de uma fofoca mentirosa, às vezes a própria pessoa que inventou passa a acreditar na sua mentira, tamanha a pequenez de espírito!


Fofoca vem de fuka, tem origem banta, que são línguas africanas e significa revolver, remexer. É sempre uma falácia maldosa, que divulga (ou inventa) detalhes privados da vida de uma pessoa ao público. A fofoca ou “foutre” em francês nasce no meio social logo é a voz do povo, ou muito especificamente do Zé povinho. Curiosamente a fofoca dá pano pra manga, e nos EUA virou até nome de seriado “Gossip Girl”. A origem de Gossip está God-sibb, que é uma fusão de Inglês God (Deus) com o Germânico sippe (família), ou seja, família de Deus. E porque a família de Deus virou sinônimo de fofoca? A mesma boca pequena conta que nas cerimônias religiosas, assuntos confiados sob o teto da casa de Deus passou a ser transmitido para fora e assim nasceu a pestilenta.





Ainda não assisti o seriado americano, mas o enredo explica que as histórias ali contadas são narradas anonimamente por alguém que atende pelo pseudônimo Gossip Girl (que pra mim é garota fofoqueira, embora o Google tradutor se recuse a traduzir), através de um blog homônimo. Um fofoqueiro não mostra as caras, jogar limpo é uma atitude que exige caráter e os mais perniciosos nem sequer sabe o que isso significa.



Como a fofoca nasceu na suposta “casa de Deus”, outra curiosidade é que os assuntos que mais atiçavam as mentes maliciosas eram justamente os assuntos sexuais, conjugais, extraconjugais, e similares. Assim foutre em Francês também é raiz de “foutére”, nem preciso traduzir tamanha a semelhança na pronúncia.


Como é fácil perceber, Deus não tem parte com essas coisas, embora se utilizem levianamente do Seu Nome. Então, caro leitor, quando alguém chegar a você com frases tipo: “não sei quem falou, mas...” ou “não posso dizer quem me disse, mas falaram que...” eu sugiro que nem se dê ao trabalho de ouvir porque é fofoca. E fofoca por natureza não tem nenhuma utilidade, se tivesse não precisaria ser passada anonimamente porque se causasse o bem ninguém se eximiria de levar o mérito! Já viu alguém brigando na justiça pra garantir a autoria de uma fofoca? Não.


Também não poderemos deixar de ser alvos de fofocas, isso independe de nossos atos, depende da falta do que fazer alheia, contra isso não há argumentos, um sábio amigo disse: o que é deles está guardado. Não são as vítimas das fofocas quem fará vingança, por sua vez – “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor” (Rom. 12:19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário