domingo, 6 de julho de 2014

Monstros S.A – Lições para uma vida

Se a nossa energia custa o sofrimento alheio então somos os mais infelizes dos seres.


   
Monstros S.A conta a história de um mundo de monstros em uma cidade chamada Monstrópolis. Nesta cidade alguns de seus habitantes trabalham na empresa Mostros S.A cujo ramo de atividade é produzir energia para trazer conforto a população de seu mundo. O recurso utilizado para gerar energia é o choro das crianças do planeta Terra, quanto maior o volume do choro, maior a geração de energia.

Assim a Monstros S.A é uma especialista em treinar monstros para assustar crianças humanas, e tirar proveito de seus medos. Duas personagens protagonistas desenrolam a trama, Mike Wazowski e James P. Sullivan, dois monstrinhos simpáticos, sendo Mike verde, pequeno e com apenas um olho, e Sulley azul, grandão e desengonçado. Uma dupla perfeita que detém os recordes em gerar energia da empresa.

Num filme que foi lançado posteriormente (Monstros S.A universitários) é falado de todo o processo de formação dos monstros, e aqui eles apenas reproduzem o que aprenderam, que crianças humanas eram transmissoras de doenças e que só serviam para gerar energia. Até que entra outra personagem na história: Boo.



Boo é uma garotinha atípica. Os monstros entravam pelas portas dos armários das crianças, que era um portal entre os dois mundos. A reação imediata era ela se assustar e chorar. Boo, entretanto não se assustou com o imenso monstro azul que um dia entrou pela porta de seu armário, e com os olhos brilhantes a garotinha olha para Sulley e diz: gatinho! Desesperado Sullivan foge da menina correndo de volta para o armário. Novos encontros aconteceram e nada de chorar!

A menina esperta, por um aparente descuido deles, consegue adentrar no mundo dos monstros, Sulley no depósito em sua empresa, quando vai abrir uma porta fora do lugar encontra a menina que atravessara o portal: boo! É o que ela fala. Seu nome não é mencionado, Sullivan e Mike a chamam assim porque ela apenas repetia o jargão que o monstro azul usou para tentar amedrontá-la.


Genuína e inocentemente a menina começa a tentar brincar com o monstro, e os papéis se invertem Sulley que se assusta com a menina, afinal, segundo o que ele acreditava, ela transmitia doenças, e nunca concebeu a ideia de se relacionar com uma criança. Boo ainda não tinha nenhum preconceito, e chegava a confundir um monstro enorme com um gatinho.

Essa garotinha é de uma ternura familiar, fora do comum. Por que as crianças tem medo do escuro, choram quando se assustam, e por que se assustam com determinadas coisas? Por que nós humanos repetimos tantos comportamentos sem questionar? A princípio Boo aparenta ser uma criança solitária, onde as visitas de Sulley eram sua única diversão. Seja como for, a lição do filme vai para os monstros. Às vezes a pessoa mais frágil não é o alvo de acontecimentos específicos, como o monstro podia supor.


Boo acaba conquistando o bichão que se enternece, e percebe que suas gargalhadas geravam mais energia que o choro das demais crianças. Só que enquanto isso, Sulley e Mike tentam a todo custo levar a menina de volta ao seu mundo sem que ninguém perceba. Isso exigia a reconstrução da porta de seu armário que fora quebrada, e muitos artifícios para esconder a menina dos demais, a famosa preocupação com a opinião alheia, das massas que não se questiona, e agem como tem que ser.

 Quem disse que tem que ser assim? Boo foi o veículo para ajudar Sullivan a reconstruir seus paradigmas, afinal, ele descobrira algo sobre as crianças que todos ignoravam, e percebeu que nem sempre infringir sofrimento aos outros é a melhor forma de ganhar algo. Quantas vezes fazemos pessoas sofrerem porque faz parte do negócio, é a regra do jogo, é comum, natural? Quantas vezes perdemos oportunidades de olhar as situações sob outra perspectiva. Ainda que tenhamos sido causadores de um sofrimento, por que não voltar atrás, abraçar, deixar de ser monstro para ser amigo?



Acho este filme bastante pedagógico. Mike Wazowski e Sullivan por serem líderes em sua empresa, e responsáveis pelos melhores resultados, tinham tudo para se ensoberbecerem e “pensar na caixa”, limitarem-se a rotina, e manterem-se em sua zona de conforto. Mas os monstros tem coração, os humanos às vezes não. Apesar de toda sua racionalidade e presciência dos padrões organizacionais, Sulley, no que a princípio seria um erro grave, extremamente condenado por seu amigo Mike, deixou-se cativar pela garotinha, e se envolveu com a sua realidade. 

Esta foi a ocasião onde sua capacidade empreendedora achou uma forma de conciliar seu afeto pela menina e sua necessidade de gerar energia, e descobriu a energia vital da risada das crianças! A Monstros S.A depois desta experiência passou a ser uma empresa de diversão e não de sustos, e curiosamente, as mesmas crianças diante dos mesmos monstros passaram a gargalhar com suas brincadeiras. Reciclaram-se também.

A única cena em que Boo chorou, foi quando enfim Sulley reconstrói a porta de seu armário e a devolve para seu próprio mundo. A menina chora e diz: gatinho? Voltar para sua realidade não era muito apreciável para a menina. Não o é para mim. Aqui os monstros são sempre monstros.
   





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário