quarta-feira, 25 de março de 2015

Jovens Talentos - Por onde andam?

Quem nunca curtiu em algum momento um bom programa de calouros? Em minha infância o primeiro show de calouros que assisti foi o Clube do Bolinha na TV Bandeirantes. Mas eu era bem criança lembro pouco, quase nada. Falando em criança, há não muito tempo atrás o apresentador Raul Gil abriu espaço para a maior vitrine de talentos de todas as idades, mas este post eu dedico a alguns Jovens Talentos de 2007 a 2010. Meus preferidos!

Citarei poucos nomes aqui, que são alguns que foram reconhecidos pela mídia, e pelo que andei pesquisando, estão solidificando suas carreiras. Sempre gostei dos calouros do Raul Gil por causa da qualidade vocal dos participantes. Sei lá que fórmula mágica existia ali que o cantor menos brilhante era muitíssimo melhor do que qualquer calouro de outros programas! Embora muitos jovens do Raul tenham participado de outros programas.

Atualmente a coisa está crítica, em minha opinião. Há uma uniformidade vocal, cantores “sertanejos” todos com timbres semelhantes, quem não é fã e não acompanha não consegue distinguir quem é quem. Para mim são todos crias do Leonardo! Fora que existe uma confusão entre agudo e gritaria. Vozes femininas, salvo Paula Fernandes, falando da geração jovem, sem comentários...

Curiosamente, embora todos os jovens talentos do Raul Gil, pelo menos do período citado que acompanhei, eram excelentes musicalmente falando, no entanto, poucos conseguiram um lugar ao sol. Eu trocaria muitas dessas coisas que tocam nas rádios hoje, pelas belas vozes dos “meus” jovens! Percebi que muitos acabaram se infiltrando no nicho musical do momento: Gospel e Sertanejo Universitário, com exceção de uma delas que seguiu sua essência Pop/Rock.

ADAIR CARDOSO

Para começar, um dos primeiros xodós jovens, ano de 2007, um pequeno de onze anos de Tangará da Serra – MT, chegou no programa e logo impressionou com seu vozeirão, mesmo com voz infantil o garoto cantava muito, músicas de Jessé, Oswaldo Montenegro e outros cantores de alto nível. Logo Adair cresceu, mudou de voz, mas continuou com uma qualidade ímpar, um produto e tanto para o mercado fonográfico brasileiro. A primeira música que ficou conhecida de Adair foi “Que se dane o mundo”, que foi trilha de novela. O outro single valeu clipe com a atriz Camila Camargo, com direção de Rafael Almeida, irmão da cantora Tânia Mara:





LETÍCIA NAVAS

Já em 2010, a jovem Letícia Navas com quinze anos começava suas primeiras apresentações. Com rostinho angelical Letícia interpretou algumas músicas de Avril Lavigne, e outras cantoras Pop/Rock. A potência vocal não era o forte da Letícia, mas aos poucos ela foi desenvolvendo afinação, e se adequando ao seu próprio estilo. Nem sempre potência é a única qualidade de uma voz. É o caso dela. A versatilidade da cantora garantiu seu lugar no mercado. Em 2011 Letícia ingressou como apresentadora do programa TV Globinho junto com Emílio Eric Surita, e entre 2013-2015 começou a atuar no papel de Clarita na novela Chiquititas no SBT. Desde 2010 ela é vocalista da banda Frater5:





HIGOR ROCHA

Também de 2010, Higor Rocha de Itanhém - BA, com dezesseis anos, meu segundo xodó, com seu jeito tímido de menino, também demonstrou um vozeirão grave, um timbre muito bonito. Higor tinha algo mais, um carisma especial, ou será que é porque eu ficava tietando com suas irmãs pelas redes sociais? Também. Apesar do estilo musical das apresentações do Higor no programa em nada pudesse deixar a entender o caminho que sua carreira seguiria, como citei no início, ele acabou se tornando mais um talento da música sertaneja universitária. O diferencial do Higor é que ele tem talento mesmo! Aquele menino se transformou num homem muito lindo, e seus clipes produzidos por sua irmã Sabrina Lobeu são promissores:




BRUNA ROCHA

Bruna Rocha, em 2010 com 17 anos começou na atração cantando músicas de Christina Aguilera e Demi Lovato. Linda, particularmente, achei seu timbre semelhante ao da Sandy, tanto que ela cantou e canta em seu CD medley de Sandy e Júnior, com certeza alguém mais percebeu isso. Mas isso não faz de Bruna um genérico da Sandy, sua personalidade é bem própria. Antes de firmar sua carreira, Bruna chegou a gravar um single com o também talentoso Renato Viana, que depois enveredou pela onda gospel, assim como a campeã do concurso de 2010: Brenda dos Santos. O estilo artístico da Bruna Rocha, em algumas músicas não me atrai muito, mas como esse post é para valorizar cantores de qualidade vocal, achei que a Bruna não poderia ficar de fora. A questão dela se resolve com um bom compositor e produtor. Abaixo um clipe da música “Outra vez”:





Talvez o maior problema das carreiras artísticas é que estão se preocupando com a forma e esquecendo o conteúdo, só que forma passa, conteúdo não. O próprio programa do Raul Gil perdeu muito conteúdo porque resolveu se “adaptar” aos modismos. Pode até ter outros talentos lá, mas não assisto mais. O conteúdo de qualidade daquele período perdurou, tanto que estou aqui falando novamente do que marcou minha vida durante os últimos oito anos!

Desejo muito sucesso, gostaria de citar todos eles, mas infelizmente muitos não tiveram as mesmas oportunidades conquistadas com muito trabalho e esforço. É preciso saber empreender e nesse mundo midiático não basta ter talento, na verdade, às vezes, nem talento precisa! Mas esses quatro têm de sobra!

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário