Como consumidores estamos
acostumados a associar a palavra promoção com redução de preços, coisa barata
na praça! No entanto, ao contrário dos produtos promocionais, os produtos baratos
são considerados de pouco valor. O sucesso das promoções está no valor do
produto, considerado bom, que coincide com um preço agradável.
Em Marketing estudamos o
mix dos quatro Pês (P): Produto (product),
Preço (price), Praça (place) e Promoção (promotion), onde a promoção é uma ação de mercado para atrair a
clientela a consumir determinado produto, num determinado período. É uma aposta
das empresas que gera custos para ser levada à êxito, mas que é –mou deve ser -
garantido pela qualidade do produto que vai gerar satisfação do cliente final.
No mercado de trabalho não
é diferente, quando um profissional é promovido, a etimologia da palavra é de
mais fácil percepção: pro-, “à frente” com motio, “movimento”,
ou seja, promovere significa “mover adiante”. Compreende o estágio
profissional onde já se pode seguir adiante, pois todos os conhecimentos
necessários no cargo anterior já foram adquiridos, e a pessoa já está preparada
para assumir responsabilidades maiores. Esse é o ideal da promoção empresarial.
Promover uma pessoa é
gerenciar o capital intelectual da empresa, de acordo com os objetivos da
própria empresa, por isso é importante a Gestão por Competências, para não
entrar no senso comum de perder um excelente vendedor e ganhar um péssimo
gerente! Porém, a responsabilidade não é apenas das empresas, cabe aos
profissionais fazer por merecer a vaga a qual concorrem. Se preparar, e caso
não se ache preparado sempre é tempo de se desenvolver. Barato não sai caro,
desde que esteja na promoção! Oferta a preço baixo com procura é sinal de produto
de valor!
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