domingo, 29 de março de 2015

Promoção


Como consumidores estamos acostumados a associar a palavra promoção com redução de preços, coisa barata na praça! No entanto, ao contrário dos produtos promocionais, os produtos baratos são considerados de pouco valor. O sucesso das promoções está no valor do produto, considerado bom, que coincide com um preço agradável.

Em Marketing estudamos o mix dos quatro Pês (P): Produto (product), Preço (price), Praça (place) e Promoção (promotion), onde a promoção é uma ação de mercado para atrair a clientela a consumir determinado produto, num determinado período. É uma aposta das empresas que gera custos para ser levada à êxito, mas que é –mou deve ser - garantido pela qualidade do produto que vai gerar satisfação do cliente final.

No mercado de trabalho não é diferente, quando um profissional é promovido, a etimologia da palavra é de mais fácil percepção: pro-, “à frente” com motio, “movimento”, ou seja, promovere significa “mover adiante”. Compreende o estágio profissional onde já se pode seguir adiante, pois todos os conhecimentos necessários no cargo anterior já foram adquiridos, e a pessoa já está preparada para assumir responsabilidades maiores. Esse é o ideal da promoção empresarial.

Promover uma pessoa é gerenciar o capital intelectual da empresa, de acordo com os objetivos da própria empresa, por isso é importante a Gestão por Competências, para não entrar no senso comum de perder um excelente vendedor e ganhar um péssimo gerente! Porém, a responsabilidade não é apenas das empresas, cabe aos profissionais fazer por merecer a vaga a qual concorrem. Se preparar, e caso não se ache preparado sempre é tempo de se desenvolver. Barato não sai caro, desde que esteja na promoção! Oferta a preço baixo com procura é sinal de produto de valor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário