sábado, 20 de maio de 2017

Anais da História do Facebook



Ok, ok eu aumento, mas não invento, parafraseando Nelson Rubens! Ontem a tarde viralizou na rede uma gafe de digitação do Globo News na manchete de uma notícia sobre a JBS e Temer. Quem divulgou foi o ator e comunicador Oscar Filho, que dizia: "Dono da JBS grava Temer dando anal para compra de silêncio de Cunha". Não sei se de fato aconteceu ou se foi uma montagem típica das redes sociais. Entendo, contudo que a palavra correta ao contexto seria aval.



O curioso é o tipo de discussões que esse tipo de publicação gera, não só esta, mas o Facebook, Instagram, Twitter e afins acaba estimulando o professor Pasquale que há em cada um, o juiz, o presidente da república, e toda autoridade no assunto em questão.

A mais engraçada em relação a manchete, que se eu não tivesse lido eu não acreditaria, foi uma discussão acalorada sobre o pobre e discriminado termo 'anal' que injustamente é utilizado com um significado pejorativo (eu tive uma professora que usava muito esse termo 'pejorativo'), mas que não tinha erro nenhum na frase pois anal tem um grande significado...

Neste momento da discussão (que infelizmente não ocorreu no contexto original da publicação do Oscar Filho, adoraria saber a reação de um especialista em Standup Comedy sobre os debates anais) fiquei imaginando se o ponto de vista exposto era real ou uma piada, que o tom catedrático em defesa das palavras injustiçadas era só uma ironia. Não era! Parece que o buraco era mais embaixo.

Como falar sobre origem de palavras é um tema de pessoal interesse, nunca tinha pensado num outro significado para 'anal' além do mais conhecido e reconhecido deles, fui pesquisar. Um deles foi apontado na nobre discussão, anal é um sinônimo de anual, ou seja, que dura um ano ou acontece uma vez por ano. Ainda bem que inventaram este sinônimo! Já pensou? Além de prova oral também existiria a prova anal (o Enem seria uma modalidade).

O segundo sentido omitido na discussão em razão da qual ela nem existiria não fosse pela recusa em aplica-lo à palavra foi o relacionado a ânus. Descobri que ano e ânus tem a mesma origem etimológica! Ambas tem origem no latim annus ou annum, que significa o tempo em que a Terra dá uma volta completa ao redor do sol.

Uma volta lembra circunferência, que é o formato do orifício ao fim do intestino grosso para eliminação de fezes e gases, chamado (acredito que por isso) de ânus. Embora não tenha achado referência oficial sobre a história da circunferência nenhum dicionário, estudo linguístico ou professor formado contesta que as palavras têm a mesma origem etimológica com sentidos diversos e que ambas estão corretas desde que usadas em seu contexto.

Quantos ânus você tem? Um
Quantos anos você tem? Hah adivinha!

Anal, logo, tanto pode se referir a alguma ocorrência que acontece por ano (aniversário) como coisas que acontecem no ânus (hemorróidas). E não menos importante e sem nenhum sentido depreciativo o exame de próstata, ou toque retal após os 45 anos de idade vem aproximar o ânus de uma tarefa anal, ou seja, realizada anualmente. Espero que na ocasião ninguém tenha problemas com a nomenclatura das palavras para tentar fugir do exame, para seu próprio bem. E viva a Língua Portuguesa!

Meu sincero respeito aos comentadores deste episódio. Não fosse por vocês eu teria um repertório a menos no meu dicionário, que, aliás, vai continuar guardado porque eu não pretendo usar anal em seu sentido menos usual, não é necessário; está bem suprido por anual. Mas conhecimento nunca é demais. Agradeço também ao Globo News que se tivesse colocado a grafia correta aval nem discussões acaloradas nem assunto para o meu post teria surgido! Filho (Oscar) vou dar um jeito de saber sua opinião... Brincadeira! Twitter? Calma, não é para tanto. 


Importante lembrar que a língua portuguesa não trata apenas de palavras mas de contexto. Bom aprender que anal tem outro significado, mas não muda o fato de que no contexto nenhum dos dois se aplica, ou pelo menos as intimidades do Michel Temer não entrou nos detalhes da delação da JBS.

Esta discussão entrará para os anais da história do Facebook

Fonte de Referência: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário