sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Conheça a Si Mesmo



Durante essa pandemia eu caí de paraquedas num processo de autoconhecimento. Não fazia ideia de como eu seria capaz de embarcar dentro dos baús de tesouros e quinquilharias da minha psique.

Na tentativa desesperada de ajudar alguém muito próximo, que estava se afundando numa depressão, alguém me estendeu a mão, e me mostrou que eu também precisava de ajuda. Eu precisava entender que não era responsável pelas escolhas de ninguém. E precisava saber mais sobre mim para poder ajudar quem quer que fosse.

E foi nesse processo louco que me redescobri! Achei lá no fundo dos meus baús a escritora. Sem ninguém me direcionar nesse sentido, comecei a escrever loucamente, de uma forma diferente.
É verdade que eu nunca parei de escrever. Desde os 13 anos que eu escrevo. Quem me conhece de longa data sabe. Muita gente aqui já recebeu algum poema dedicado, uma carta inspirada, um textão qualquer.

Mas eu escrevia por escrever, sem um objetivo. Nesse processo nasceu uma nova escritora. Agradeço de coração as poucas pessoas que passaram feedback sobre o que escrevo, elas fizeram tudo ter mais sentido, e me ajudaram nas minhas decisões.

Pensei em escrever um livro contando a minha experiência nesse processo todo.

Mas, no meio do caminho achei alguns desafios:

  1. eu não dominava o estilo de narrativa;
  2. um livro sobre a minha vida não seria de interesse popular;
  3. preciso estudar mais sobre o assunto;
Quando vi, tinha comprado dois cursos sobre Técnicas de Escrita, Marketing Pessoal e de Conteúdo. Só comecei e já estou amando! Percebi que não é tanto pelo conteúdo. Tudo poderia ser sensacional, mas se as pessoas envolvidas na equipe, no preparo das aulas, no suporte, na interação, não fossem empáticas, era possível que eu não conseguisse praticar nada.

Foi essa experiência com um ser humano que fez a diferença no meu processo também. Conhecer alguém em quem pudesse confiar mais que em mim mesma, e que mostrava empatia, deu um resultado nunca imaginado!


Um Recomeço

Aprendi ferramentas que me permitem lidar com minha mente e meu temperamento de forma mais autônoma. Achei as chaves que abrem as portas da psique que eu nunca tinha tido coragem de olhar dentro. Além do fato que escrever e estudar para um novo projeto de vida como Copywriter ou Ghostwriter, é uma das ocupações mais terapêuticas que existem!

Ah, sobre a história do livro, muita coisa eu decidi que não vou publicar. Mas parte da minha experiência deixarei no blog mesmo, nos próximos posts. O meu livro próprio pode esperar. Gostei da ideia de realizar os sonhos dos outros.

É o que eu amava fazer como Analista de Processos, dar forma às ideias de negócios dos meus clientes. Fazia o que podia para ver acontecer da melhor forma. É que eu não podia tudo… era bem limitada, era frustrante às vezes, mesmo assim era incrível quando dava certo!

Eu precisei tomar uma rasteira da vida na minha profissão para entender qual era meu papel nessa história toda, e tirar força sei lá de onde para mostrar para mim mesma que ninguém tinha poder para me tirar o que era meu.

Foi por isso que investi sem dó nos cursos de Escrita e Marketing direcionado e também num curso de Consultoria de Processos, pela Associação Brasileira de BPM (ABPMP), logo terei mais novidades sobre isso. Se Deus permitir.

Aliás, só posso agradecer a Deus por tudo isso. Num período em que tanta gente só conseguia enxergar as coisas ruins ao redor do mundo, Deus me permitiu sair do meio disso tudo com mais sabedoria. Mais aprendizado. Mais feliz.

Ainda sou uma aprendiz. Posso gostar das palavras, mas estou conhecendo um mundo enorme por trás do glamour de um best seller! E é sensacional! Nunca mais serei a mesma depois desses últimos meses. Ótimo! Era esse mesmo o resultado desejado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário