sábado, 30 de outubro de 2010

Debates do Paulo Lopes - Parte II




Todas as tardes o vazio do tempo é preenchido por uma discussão objetivada, às vezes descontraída, no programa do Paulo Lopes, na Rádio Capital AM, 1040 kHz. As rádios de amplitude modulada (AM) não são tão populares quanto as de frequência modulada (FM), as novas gerações sequer as conhecem. Eu, no entanto desde pequena aprendi a ouvir rádio, não só para curtir as músicas, mas para ouvir os locutores, as notícias, e isso contribuiu para minha formação, para eu desenvolver meu juízo moral e ético. 


Nos debates do Paulo Lopes, muitas vezes os debatedores são julgados por alguns poucos ouvintes como donos da verdade, mas o fato é que cada um tem a sua verdade, e elas não são IMPOSTAS, apenas EXPOSTAS ao público, sendo que os inteligentes conseguem discernir uma coisa da outra, daí a audiência do programa, que se manifesta não em pesquisas, que como as eleitorais, ninguém nunca me perguntou nada, mas no retorno que os próprios ouvintes dão à rádio, telefonando ao final de cada assunto debatido, audiência manifestada também através dos e-mails e cartas, sem contar as redes sociais dos debatedores!




Estou entre extasiada e assustada com algumas coisas que ando ouvindo de pessoas gabaritadas, e alguns debatedores são meu consolo ou meu alerta contra algumas correntes de pensamento atuais. Uma delas é o da administração visando o lucro acima de tudo e de todos. Diante disso, a menos que eu tenha interpretado mal, uma charge encontrada no blog do debatedor Mario Castellar (foto acima) me serve de norte:

Opiniões imparciais, debates claros, são um pouco do que os brasileiros necessitam pra sair da ilusão que permeia nossas vistas, impedindo-nos de criticar, opinar, reagir, reclamar e outros direitos que nos competem. Paulah Gauss, cantora, filha do renomado médico cirurgião Dr. Herbert Gauss, é uma relativamente recente descoberta de Paulo Lopes. Com seus comentários sempre coerentes me faz ter certeza de que não sou mais a única otimista do mundo!



É uma mulher espiritualizada que não se deixa cegar pela doutrina que segue, como muitos fazem, escondendo-se atrás de religião, time, partido e não sabendo enxergar nada fora daquela realidade. Paulah é uma moça antenada, não é só mais um rostinho bonito.

Talvez por isso, a mídia televisiva não tenha dado espaço pra ela, tanto quanto merecido, porque, neste Brasil sazonal, estamos na época das mulheres frutas... Quando essa estação passar e as frutas apodrecerem, quem sabe não encontraremos mulheres como Paulah Gauss na TV?



O mesmo não pode ser falado do ator Ariel Moshe que sempre teve seu lugar ao sol “Sbtano”, seja atuando ou dirigindo. Ou como Paulo Lopes gosta de citar, quem assistiu “Chiquititas” o conhece muito bem... Não é meu caso, pois o conheço, mas não assisti “Chiquititas”. Seus embates com o Sociólogo Valmor Bolan são cômicos e produtivos, pois mostra como duas opiniões diversas podem ser discutidas com senso de humor, sem necessidade de levantar a voz ou coisas similares.



O economista Miguel Daoud é a prova viva de que existe vida após uma sessão na Bolsa de Valores! Antigamente conhecidas por aquela neura de celulares ligados acompanhando a cotação das ações da BV, agora como o processo é todo informatizado, dá até tempo do Miguel dar sua contribuição aos ouvintes, porque não é qualquer um que tem bagagem pra entender mudanças econômicas – salvo a exceção do Cascione que interpreta de tudo! – toda informação é útil.



O juiz Célio Almada, até prova em contrário, é uma esperança de que nem tudo na justiça esta apodrecido. Ainda temo juízes de bom senso com critérios. Enfim, nada está perdido! Como disse Henry Ford: “não aponte defeitos, aponte soluções, qualquer um sabe se queixar”, ou seja, não basta apenas jogar titica no ventilador pra “informar” o povo, é preciso analisar a situação e propor soluções, se não para o caso em si, ao menos para uso próprio, para que saibamos por que devemos reagir a certas atitudes dos ditos superiores, ou por que devemos acatá-las. Esta é em suma a proposta do Debate do Paulo Lopes.


Post Scriptum: Mais uma vez não posso deixar de agradecer a Paulah Gauss pelas fotos cedidas para este post, e a todos os debatedores, (inclusive os não citados: Ary Toledo, Dra. Ivone, entre outros...) eu guardo a esperança de que em breve ainda possamos continuar nos expressando livremente!


8 comentários:

  1. Cammy,
    Fiquei muito tocada com tudo que você escreveu sobre mim. Muito obrigada.
    Além de escrever muito bem, te achei sensível, muito inteligente e criativa.
    Você ganhou uma nova fa.
    Vou mostrar seu blog p/ o Paulo nesta quinta.
    Mil beijos e bom feriado.
    Paulah Gauss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Boa Tarde sou a Shirley do Ermelino Matarazzo, sempre ouço os debate e gosto muito,pois além de informar, o debate alerta e entretém os ouvintes. Parabéns a vc Paulo Lopes e a todos os debatedores!!!!!

    ResponderExcluir
  3. ouço todos os dias o debate e gosto muito de todos desde já beijos aldeni isabel sbcampo

    ResponderExcluir
  4. adoro todos vcs paulo vc é shou de bola beijos para todos

    ResponderExcluir
  5. Quero parabenizar o Paulo Lopes pelo excelente programa que ele comanda todos os dias na Rádio Capital.
    Um Programa como esse há muito tempo deveria estar na TV.
    Os debatedores são excepcionais em especial a Paula Gauss, ela é um ser humano maravilhoso.

    um beijo carnhoso a todos !

    ResponderExcluir
  6. QUE LEGAL ESTE BLOG. ENCONTREI POR ACASO.
    EU ACOMPANHO O DEBATE DO PAULO LOPES TODOS OS DIAS NA CAPITAL, ENQUANTO TRABALHO NA NET.
    GOSTEI DA POSTAGENS DAS FOTOS, POIS PUDE CONHECER ALGUMAS PESSOAS QUE EU APENAS VISIALIZAVA A IMAGEM E PENSAMENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaka, a intenção do post foi justamente esta, mostrar os rostos de pessoas das quais só conhecemos a voz! Além de prestigiar este programa de valor inestimável!

      Excluir

Deixe seu comentário