segunda-feira, 25 de julho de 2011

Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte II



Se você não leu o livro e assistiu ao filme Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte II e sentiu que ficou boiando em algumas partes, ainda é tempo de ler. Se você ainda não leu e pretende assistir, sugiro que leia o livro antes. Se você não leu e entendeu tudinho, parabéns! Acho que nem J.K Howling conseguiu essa proeza!

Mas como o filme ainda está nas salas de cinema, não sou eu quem vai contar o final da história... O motivo deste post é bem outro: O nome dos pais de Harry: James e Lilian. Minha principal dúvida era por que raios James foi traduzido Tiago! Mal sabia eu que de fato trata-se do mesmo nome.

Origem do nome Tiago

Tiago é derivado do nome Hebraico Jacó Ya' akov ( latim: Ia `qôb), popularmente interpretado como "aquele que segura o calcanhar" (Gênesis 25:26). O nome, contudo, seria a redução Ia' qobel "Deus protege"; a relação entre proteger e calcanhar vem do Hebraico aqêb, "calcanhar", raiz que possui o significado proteger, guardar.

Em Grego e em Latim a forma original é Iakôb e Jacob, respectivamente. As duas outras vezes que o nome é citado na Bíblia são no Novo Testamento, com dois apóstolos de Jesus, Tiago (Jacobus) filho de Zebedeu, e Tiago (Jacomus) filho de Alfeu. Na esfera Bíblica original, o nome do patriarca do Antigo Testamento e dos apóstolos são o mesmo. A designação "Tiago" só se tornou popular após a queda da terminação bus de Jacobus , e do uso de Sanctus Jacob, que traduzido é Santo Iago, mas acabou se popularizando São Tiago, de onde nasceu o nome. São derivados deste nome Giácommo, Jaime, Diogo, Jaques, Jaqueline, entre outros.


Origem do nome Lilian

O nome Lilian vem do latim Lillium, o mesmo nome da flor Lírio, da família Liliaceas. A etimologia desta palavra é bastante confusa, mas é inteligível. A flor Lírio vem de uma ampla família de flores com características semelhantes. Uma delas a Iris Bulbophyllum do grego Bulbus - "bulbos", (vegetais carnudos), Phyllum - "folhas" e do Latim Ire - "Ir à, ou até a," e "deus". Iredeus é o mesmo que Arco-Íris. Íris nomeava a mensageira entre os deuses e os terrestres, que se valia do arco-íris para fazer o caminho entre os dois lugares.

As duas palavras (Íris e Bulbophyllum) por terem origem diferentes não se complementam em seu significado literal. A história completa seu real entendimento. Iris é um gênero de plantas com flores que ostentam cores muito vivas. São vulgarmente designadas como lírios, embora o termo se aplique a outra espécie de flor a "Lis". Ambas são da mesma família mas de gêneros diferentes.

A palavra Lis é um galicismo de Iris com Lis,um rio que cruza a França e a Bélgica, que nos jardins marginais é abundante da flor Íris amarela (Íris pseudacorus L.). Logo, Lisíris = Lis. No entanto, o Lírio atualmente é reconhecido por Lis, as flores de jardins mais comuns. Ao tomar um gênero pelo outro, criou-se a Lis bulbophyllum ou Lillium espécie de íris colorida com folhas bastante bulbosas, característica comum entre os lírios.

Lilian, Liliane, por sua vez, significa "Lírio" que no seu significado literal significa flor colorida e bulbosa. Mas popularmente é o simbolo da pureza e do repouso eterno (o lírio era a flor que se colocava no peito dos mortos no caixão, daí a origem do pseudônimo da escritora Clarice Lispector: "Lis sobre o peito").







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário