sábado, 23 de julho de 2011

"Parece que toma Gardenal"











Há algum tempo um costume rotineiro das pessoas a minha volta causa grande indignação, que talvez não me incomodasse tanto noutras circunstâncias. Trata-se da expressão "Parece que toma Gardenal!" usada ironicamente para ofensas a pessoas a quem julgam "imbecis", muitas vezes ou geralmente é feita em tom de piada.

Eis duas coisas igualmente inadequadas: chamar uma pessoa amiga de imbecil (pelo menos é mais comum ouvir esse tipo de coisa em rodas de amigos) e para isso usar do preconceito com o barbitúrico Fenobarbital, que é seu princípio ativo. Ah, ta, essa palavra preconceito também já perdeu seu lugar ou seu real significado na ordem das coisas. Tudo é preconceito!

Tudo bem, acredito que a grande maioria que faz uso dessa expressão não faz ideia de pra que serve o Gardenal, já que imbecilidade não requer uso de barbitúricos, e estes não costumam ser prescritos para problemas mentais de nenhuma espécie. Gardenal aos desavisados é um anticonvulsivo, anti-espasmódico, ou falando popularmente evita convulsões, e existem diversos motivos que podem desencadear uma convulsão, não precisa necessariamente sofrer de uma patologia crônica. (ver aqui)

Isso não vai mudar muito as coisas. Muitos usam dessa expressão porque ouviu outro falar e achou "engraçadinho", e eu tenho que ouvir piadinhas como essa no ônibus, na escola, na rua, em casa... Fazer o que? Depois imbecil é quem toma Gardenal!



Postscriptum: Não pretendi afirmar que imbecilidade é um problema mental. Não é. Mas no contexto da "piada" subentende-se essa ideia associada ao Gardenal. O que também não tem fundamento algum.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário