terça-feira, 19 de julho de 2011

Origem dos nomes próprios



Sempre fui interessada no significado dos nomes, mas nunca havia me perguntado por que eles significam isto, ou seja, qual a origem de sua significação. A começar pelo significado do meu nome, que nunca foi muito atraente numa análise superficial: Jovem Criada. Certa vez para meu consolo, um amigo disse que poderia ser "jovem serva", no sentido de que eu sou sempre prestativa. Este comentário me confortou por anos, e nem estava longe da verdade.


Hoje, porém, resolvi fazer um estudo, ainda aquém das probabilidades, mas um pouco avançado. Por que de fato Camila significa "jovem criada"? Tudo começou com minhas leituras diárias da Bíblia onde todos os nomes têm seu significado e onde as pessoas mudam de nome conforme a missão que lhes é confiada.

Daniel (do Hebraico Dyn aiel, "meu juiz é Deus" [El]), no exílio para a Babilônia foi trabalhar na corte do rei Nabucodonosor, e recebeu o nome Beltessazar (do aramaico Belt^esha'tstsar, "Guardador dos tesouros ocultos de Bel ou Baal). (Daniel 1:7). Daniel como um bom servo de Deus era sujeito aos principados da terra e servia ao rei em tudo que ele lhe exigia, mesmo tendo recebido codinome pagão.


O curioso do nome Daniel é que dele deriva o nome árabe Alladin. Em Hebraico a raiz dyn significa "julgar", "julgamento", portanto, Allah Dyn: "juízo de Deus".


Origem do nome Camila
Camila em sua última forma vem do Latim "Camillus": encarregado do altar; nascido livre e que por isso podia ajudar no templo como ministro; ou pode significar liberto que serve aos sacerdotes. Era o sobrenome (Kadmilos) do deus Mercúrio cujo cargo na corte dos deuses era de mensageiro.


Camilo deriva do Hebreu Kadmel que significa "mensageiro de Deus" e do grego Kadmilos, "sacerdote". Portanto meu singelo nome tem um pé hebraico, outro grego, e sua forma atual é do Latim. Se perguntarem serva (ou criada) de que, ou de quem posso responder do templo dos deuses. Camilo é um nome de origem pagã, Camilles era o nome dado aos jovens sacerdotes que serviam nos ritos. Por isso o "jovem" serva.

O objetivo deste não é levar para o lado da superstição adivinhando traços da personalidade das pessoas pelo significado de seu nomes. Nem tampouco reescrever pura e simplesmente o conteúdo de diversos sites que mostram os significados dos nomes. Creio que não haverá maiores problemas em me valer de nomes de amigos e conhecidos para aprofundar minha viagem onomástica (estudo dos nomes próprios).


Origem do nome Andressa
Andressa é derivado de Andréas, vem do Grego e significa "Valente"
O Grego Andréas é formado por ándros que significa "valentia" e anér, que significa "homem varonil", e . A primeira forma feminina do nome em Português foi Andreza, ( séc. XVI e XVII). Por volta do século XX, a forma feminina mais comum foi Andreia. O formato Andressa, provavelmente tem influência do nome Vanessa (nome de uma espécie de borboletas).


Origem do nome Lucimara
Do Latim, é uma fusão de Lucius "Luz" com mare "mar", significando "Luz do Mar". Lucius dá origem ao nome Lucio, que significa nascido no romper d'alva, com a luz do dia. Lucimar é seu respectivo masculino.


Origem do nome Luis
Do Germânico xlu Dawigaz, formado por xlu daz: "célebre", "Famoso" e ewigaz: guerra; Luis significa "Guerreiro Famoso".


O nome começou a ser usado pelos reis franceses com a grafia em Latim Ludavicus, que origina o nome Loeis. O nome torna-se comum na Europa e populariza-se no Brasil na composição de nomes (Luis Eduardo, Luis Cláudio, Luis Fernando , etc.). Esse uso dos nomes compostos no Brasil é inspirada nos nomes de origem alemã, entre os imigrantes germânicos, como Karl Ludwig - Carlos Luis.


Origem do nome Rodrigo
Rodrigo tem origem germânica (ou Teutônica), vem de Roderick. Hroh que significa Glória ou Glorioso, Rich "rico", "que tem o poder". Logo significa Rico em Glória ou “Senhor da Glória”. Algumas fontes apontam para o significado “Poderoso Príncipe”, o que é mais comum. No entanto a raiz das palavras indicam o seu uso medieval hispânico Rodriguéz.


Origem do nome Bruna
Do latim Brunus que veio do germânico brun que significa "marrom", "moreno". Significa de olhos e cabelos escuros, moreno.


Origem do nome Sheila

Irlandês do nome Cecília que significa cega. Cecilia é a forma Latina feminina do nome romano Cecílio, que foi derivado do latim caecus (cegos), que é derivado do grego aoccos, a+occos = sem olhos; cegos.


Origem do nome Margarida

Do Grego Margaritês, Margarita, cujo significado original era "pérola", só mais tarde sendo aplicado à flor. A fonte mais remota da palavra grega é motivo de muitos debates. Geralmente é vista como relacionada ao Persa Médio marva:ri:t "pérola" mas há aqueles que vêem na palavra um parentesco com o Sânscrito manjari "botão de flor,", ou até de um composto irânico mrga-ahri-ita "nascido do ovo de um pássaro, ".
Rita é um apelido italiano de Margherita.


Origem do nome William
De origem Teutônica, William é uma variação de Guilherme, e significa "Protetor Determinado". É composto a partir do nome germânico Willihelm , que por sua vez é a união de Willia "vontade", "determinação" e, leme "proteção" .


Origem do nome Mateus
Do Hebraico, significa "Dádiva de Deus". Mattîthdádiva”, e yâh, "Deus (Jeová)". A forma Mateus veio através do Grego Matthaios e do Latim Matthaeus. Foi um dos Apóstolos de Jesus Cristo. Matias e Mateus são o mesmo nome, assim como, provavelmente, Matatias, um dos antepassados de Jesus segundo Lucas. O Português manteve a grafia em Latim com o - eus final do nominativo latino, em vez do esperado - eu (conforme Tadeu, Zebedeu, Bartolomeu).

Essa viagem é fascinante! Qualquer dia eu volto!

Fontes:



5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. muito interessante minha amiga,
    continue assim, posts como este sempre trazem
    um bom riso, comentarios e contradiçoes,
    bjos e etah qlqer dia

    ResponderExcluir
  3. Cammy, gostei muito do seu blog, voce escreve muito bem.Quem sabe talvez eu aprenda um pouco mais com voce.Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Qual a expressão correta: a) significado de nomes próprios; b) significados de nomes próprios

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário