sexta-feira, 8 de julho de 2011

ETEC de Francisco Morato: Quebrando paradigmas


Era uma vez uma turma do curso de Administração da ETEC Morato que tinha um perfil inovador. Percebidos pelas ações de cidadania, que embora seja praxe da escola, o modo como eram feitas não era (ver aqui). Nós éramos o fogo até que encontramos a gasolina, que atende pelo nome de Daniela Castelhano – professora.




Chegou com suas ideias inovadoras como o futebol (ver aqui), provocou a desconfiança de muitos professores convencionais, a cisma de outros tantos alunos, mas não parou por aí. Assim como no futebol é importante ter aquele que passa a bola para o craque brilhar na área, assim é a professora Daniela.




Passou a bola para nós, e cabia a turma fazer o gol – mas dessa vez era uma empresa, uma banda musical, era a Impacto! Mais uma vez, lá estávamos pelos corredores, sem bolas, mas com violões, violinos, flautas, guitarras, microfones. E pra quem estava de fora era puro entretenimento, parecia que não dava trabalho nenhum. Doce ilusão...



Foram pelo menos uns dez centímetros de espessura de projeto escrito, entre relatórios e contratos dos cinco departamentos: Custos, Marketing, Administração, Controladoria e Produção. Quem achava que aprender numa escola consiste em copiar matéria da lousa, engana-se redondamente. Esse tempo já passou! O método da professora Daniela funciona, nossa Banda e a empolgação do nosso coordenador pedagógico Roberto Batista da Silva demonstrou por A + B que é viável.

Mas o mérito, convenhamos é de toda a sala, todos que contribuíram com suas habilidades específicas, suas competências ou o famoso CHAO que o coordenador de ADM tanto cita! O mérito é dos talentos intangíveis, que não tem preço, que dinheiro nenhum compra – no máximo patrocina – mas, nenhum patrocínio cria o talento, portanto é de valor secundário no balanço final.




O mérito é nosso! (Por favor, deixem-me falar em nome da empresa Impacto!) Ideias boas e dinheiro só fazem sentido se existirem pessoas qualificadas para levá-las a efeito, e isso cada setor fez além do esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário