quarta-feira, 6 de junho de 2012

A Paz






Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
 João 14:27

– Me deixe em paz!

Quantas vezes num reflexo de ira, de irritabilidade, não declaramos frases como esta? Paz; queremos paz, tranquilidade, distância de tudo que nos incomoda e tudo que atrapalha nossos planos, nossos sonhos. Tudo que é nosso.
Sombra e água fresca é o que queremos. Um trabalho sem maiores dores de cabeça. Um relacionamento feliz, que proporciona alegria ao nosso ego, e para isso independe do como nos relacionamos.
Sossego é a definição de paz num dos dicionários on-line. Essa é a paz do mundo que Cristo anunciou e que não era a paz que ele oferecia. Qual era ela então?

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. 
João 16:33

Ter paz e aflições. Como pode ser isto? A paz, tal como a entendemos, não convive com a desarmonia, e aflição é sinal de que algo está contra nós, contra os planos traçados. Estará o evangelista João errado na sua interpretação declarativa do enunciado de Cristo?

Na epístola de Paulo aos santos de Colossos encontramos:

Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo vos reconciliou
No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, 
Colossenses 1:19-22


Por meio do sacrifício de Cristo na cruz, fizemos as pazes com Ele, não só nós como todas as coisas nos céus e na terra. Reconciliação é a paz que Cristo oferece, e não sossego. Antes do Calvário éramos inimigos de Deus, pelo pecado herdado, que corrompia a raça humana.
Na cruz o Senhor levou os nossos pecados, e rendeu o seu espírito. O mundo ficou em trevas, era uma imagem que ninguém podia conceber, imaginem uma única pessoa pagando os pecados do mundo inteiro? No entanto uma vez ressuscitado, Cristo (Deus filho) ergueu seu dedo mínimo à Jeová (Deus Pai) e pediu paz para com todos aqueles que crescem nesta palavra dali em diante.
Portanto, muito se engana quem crê que por estar feliz aqui, tem a aprovação de Deus para suas obras. Não que devamos ser infelizes, mas os momentos de felicidade desta vida não são nada comparados ao que nos aguarda. E desagradar a Deus por míseros prazeres não compensa.
Nós que cremos, sentimos que não somos daqui – pare o mundo que eu quero subir! – e nada do que fazem parece ter sentido além do exterior. Se não é assim com você há algo errado...

Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 
João 15:18-19

Graça e paz  (ou paz de graça) para todos! Basta crer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário