sábado, 27 de outubro de 2012

Geração Hambúrguer - Final





Para a geração hambúrguer Roberto Carlos é brega. Thiaguinho é a vibe do momento! Independente dos estilos distintos, algo que me chamou muito atenção ultimamente foi a nova canção de Roberto, “Esse cara sou eu”, que de imediato me levou a fazer uma impossível comparação com “Sou o cara pra você” do pagodeiro Thiaguinho.

Primeiro porque a matéria prima é a mesma, o tema é o mesmo. Ambos se dizem a pessoa certa para uma mulher, ambos dizem que a aceitam do jeito que ela é. O contexto é idêntico, só que Roberto compôs uma música, uma poesia, e o Thiaguinho... Não deve ter tido nem a intenção. Vejamos:

ESSE CARA SOU EU – ROBERTO CARLOS  
“O cara que pensa em você toda a hora/ Que conta os segundos se você demora/ Que está todo o tempo querendo te ver/ Porque já não sabe ficar sem você/ E no meio da noite te chama/ Pra dizer que te ama/ Esse cara sou eu”
“O cara que pega você pelo braço/ Esbarra em quem for que interrompa seus passos/ Que está do seu lado pro que der e vier/ O herói esperado por toda mulher/ Por você ele encara o perigo/ Seu melhor amigo/ Esse cara sou eu/ O cara que ama você do seu jeito/ Que depois do amor você se deita em seu peito/ Te acaricia os cabelos, te fala de amor/ Te fala outras coisas, te causa calor”
“De manhã você acorda feliz/ Num sorriso que diz/ Que esse cara sou eu/ Esse cara sou eu/ Eu sou o cara certo pra você/ Que te faz feliz e que te adora/ Que enxuga seu pranto quando você chora/ Esse cara sou eu/ Esse cara sou eu”

 SOU O CARA PRA VOCÊ – THIAGUINHO

Volta então pra mim, sei os seus defeitos/ Quero mesmo assim, pra mim tá perfeito/ O que foi fazer? Se arriscar pra quê?/ Só olhar pra ele que você vai perceber/ Ele não te ama como eu, te quer mais do que eu/ Duvido que ele faz amor gostoso como eu/ O seu tempo tá no fim, é melhor você se decidir
Tem uma novinha atrás de mim
Ê ê ê ê ê ê eu sou o cara pra você/ Ê ê ê ê ê ê e só você que não quer ver/ Ê ê ê ê ê ê eu sou o cara pra você/ Ê ê ê ê ê ê eu melhor que eu não vai ter

Comparação humilhante, não? Porém, não desproposital, para quem curte meus respeitos, mas é importante que se saiba que é possível fazer algo bom com o mesmo conteúdo espúrio de algumas músicas que atormentam nas rádios, nos carros e celulares da vizinhança por aí.

Quem diria que o sexo poderia ser descrito numa música chamada “Cavalgada”? Não disse Eguinha Pocotó, mas a belíssima Cavalgada de Roberto Carlos: “Vou cavalgar por toda a noite/ Por uma estrada colorida/ Usar meus beijos como açoite/ E a minha mão mais atrevida.”

Para finalizar eu nem acredito que vivi para escutar alguém muito próximo dizer que não sabia que a canção Monte Castelo da Legião Urbana era uma fusão do capítulo 13 da 1ª carta do apóstolo Paulo aos Coríntios, na Bíblia, com o poema de Luiz Vaz de Camões, uma linda compilação de sabedoria, poesia e música:

Ainda que eu falasse a língua dos homens 
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria;
É só o amor, é só o amor 
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja ou se envaidece;
O amor é o fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente; 
É dor que desatina sem doer;
Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É um não contentar-se de contente; 
É cuidar que se ganha em se perder;
É um estar-se preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor; 
É um ter com quem nos mata a lealdade;
Tão contrário a si é o mesmo amor;
Estou acordado e todos dormem todos dormem todos dormem. 
Agora vejo em parte. Mas então veremos face a face.
É só o amor, é só o amor. 
Que conhece o que é verdade.
Ainda que eu falasse a língua dos homens. 
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria

ISSO É POESIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário