sábado, 20 de outubro de 2012

O Mundo é dos Espertos



Era uma vez um rei que tinha um fiel escudeiro chamado Urias. Urias era casado com uma bela moça chamada Bate-Seba.
Certa vez, o rei encantado com a esposa de seu escudeiro, deitou-se com ela, não contava, porém, que ela fosse engravidar.  Então num gesto de esperteza, para reparar seu erro sem sair com sua imagem real lesada, o rei diligentemente, armou com outros soldados, para que Urias fosse colocado na linha de frente da batalha, e deixado vulnerável a morte. Assim, o fiel escudeiro do rei foi morto em batalha.
Logo em seguida, o rei casou-se com Bate-Seba, e ela deu a luz a seu filho. Entretanto, a criança logo adoeceu, levando o rei a se contristar, ficou em jejum e com o rosto prostrado em terra até que a criança morreu. O fruto do seu erro, do seu pecado não vingou. Foi a lição que o rei merecia pela sua maldade.
 

Esta história retrata a aparente esperteza do rei Davi (2 Samuel 11: 1-27), que para se retratar e casar-se com a amante, colocou o mais fiel dos teus soldados na mira do inimigo, para que morresse.

Os mais incrédulos podem dizer que ele foi realmente esperto, pois embora a criança tenha morrido, ele ficou casado e ainda gerou outro filho que lhe sucedeu no trono: Salomão. Mas não. Como diz o título deste, o mundo é dos espertos, e Davi era um escolhido de Deus, portanto, não era do mundo. E é fácil notar que embora astuto, ele não tenha sido tão mundano assim. Vejamos.

Se ele fosse esperto, segundo o mundo, ele daria um jeito de matar a mulher e não seu soldado mais fiel, pois este lhe defendia a vida. O rei poderia encontrar milhares de outras concubinas para ocupar o lugar de Bate-Seba. Morta, ninguém descobriria sua gravidez, pois não existia necropsia naquela época.

Se ele não fosse um escolhido de Deus, ainda que não matasse a mulher, ele a enviaria para longe, e sequer assumiria a criança. Mas ele casou-se com a amante e sofreu feito um condenado quando seu filho adoeceu (2 Sam. 12:16). Este episódio mudou a vida de Davi. Dali em diante ele seria o homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22). Ele se arrependeu.  

O que essa história nos diz, é que não adianta querermos atingir os mesmo objetivos que qualquer pessoa no mundo, pois não raro nos daremos mal, ou nos frustraremos, sofreremos, porque simplesmente não é isso que Deus requer de nós.

Se um dia eu tiver filhos ou alunos, me dedicarei a torná-los inteligentes e espertos. Pois se forem apenas inteligentes, eles fatalmente serão usados e se esforçarão para os espertos. Se forem só espertos, eles acabarão usando e magoando os inteligentes e sensíveis.

Porém, se forem inteligentes e espertos serão livres para dar de si o que tiverem de melhor. Serão espertos (perspicazes) o suficiente para não serem usados em detrimento de si mesmo, e inteligentes para desenvolver projetos e compartilhar com todos.

Acima de tudo, no entanto, é preciso que eles saibam que o mundo não é tudo que existe, para que não utilizem suas inteligências e espertezas em prejuízo de outros. Pois quem só vê o aqui e agora, não se importa com danos a longo prazo, tão longo que chega a ser eterno!

Se eu nunca tiver filhos ou alunos, que esse conselho sirva para quem os tiver. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário