sábado, 16 de abril de 2011

Análise SWOT aplicada ao Futebol






Quem disse que futebol não é um bom negócio? Ninguém. Mas eu precisava de uma frase pra iniciar o post. Eu, uma garota não muito atlética, um tanto quanto ociosa na maior parte do tempo, até pelos hobbyes que cultuo como escrever; certo dia eu vi-me engajada numa tarefa beneficente: Um campeonato de futebol entre salas para arrecadar fundos para a Ação de Cidadania promovida pela minha turma na ETEC.






Essa turma de ADM é muito proativa, eu entrei no clima, e de repente estava na quadra jogando uma bela partida de futebol, só faltou a trilha sonora do Skank! Tudo bem que perdemos o jogo... faz parte né? Mas, pra quem nunca jogou nada além de futebol de botão, foi maravilhoso!





Arrecadamos um bom dinheiro com o jogo, feminino e masculino para a Ação de Páscoa, sendo que já fizemos a Ação pelos idosos, com histórias emocionantes e Ação do Dia das Crianças.





E não é que o negócio faz bem? Libera adrenalina, relaxa. Pensei até que por esta sensação é que chamavam este esporte de pelada, mas de todas as pesquisas feitas, nenhuma correspondeu a minhas expectativas. Pelada refere-se a isenção de regras, nos jogos informais de rua.






Pra melhorar, na aula de Gestão Empresarial II, a professora Daniela Castelhano decidiu demonstrar na prática a análise SWOT aplicada ao futebol. Não foi uma iniciativa original, mas foi inovadora nesta unidade do Centro Paula Souza. Foi feita algumas exigências como time misto (meninos e meninas), she leaders, um (a) técnico (a), um (a) assistente de técnico (a), e o restante de torcida organizada.





Cabia aos alunos dentro de quatro jogos e uma final, analisarem as Forças, as Fraquezas, as Oportunidades e as Ameaças do conjunto. Como é fácil ver, SWOT em português vira FOFA, sem glamour, então seguirei com a sigla em inglês. Dois professores de Harvard criaram essa técnica para melhor gerenciamento de uma empresa ou um negócio em geral; e como não podia ser diferente, é um método funcional, basta aplicar os conceitos de Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats numa matriz, para uma melhor visualização, e definir a estratégia baseado no que foi analisado.




Eu não poderia definir aqui o resultado do trabalho porque é um espaço público e se trata de uma atividade totalmente privada. Só não me privo de uma informação que logicamente não interferiu diretamente na avaliação da professora (até porque seria covardia!) que foi o placar do jogo. De dois times formados (Azul) Tubarão Branco x (Vermelho) Dinamite, o placar foi de exatos 28 x 07 para o meu time “White Shark”, com direito a she leaders uniformizadas e tudo!




Segundo opinião externa, meu time com rapazes franzinos, além da moça que vos fala, não teria grandes chances contra os brucutus do time adversário. Mas, as aparências enganam aos que odeia e aos que amam... Já dizia Elis Regina! Técnica e estratégia valem mais que força física, foi o que afinal mostrou o resultado final, não necessariamente o placar, mas até o aspecto emocional dos adversários interferiu no andamento do jogo, dentro de cinco jogos eles venceram um, justo no dia que o nosso técnico Luiz Eduardo Lazarim decidiu que a prioridade não era ganhar, mas analisar nossa defesa.




Mea culpa, mea culpa, mea máxima culpa! Como uma espécie de zagueira, quando o jogo dependeu da minha atuação o adversário venceu... Mas, o goleiro tava lá pra isso também! Foi uma atividade interessante, sem desgastes, foi ótimo. Sem preconceitos, mas a parte feminina era uma fraqueza de ambos os times com exceção da Bruna Franco que fez o 28° gol!



A SWOT é uma análise que pode ser feita em qualquer âmbito prático de onde necessitamos tirar uma estratégia pra atingir determinados resultados. O futebol é só um deles, a diferença é que jogar e estudar, ao mesmo tempo, foi uma Força desta aula, do meu ponto de vista, pois uniu o útil ao agradável. Há quem prefira os métodos tradicionais de matéria na lousa e prova, decoreba, e afins. Gosto não se discute, mas, que a Professora Daniela Castelhano deu uma bola dentro com esta aula, a despeito das opiniões controversas, ela deu!










10 comentários:

  1. só faltou uma foto do nosso time no post mais de resto ta muito bom

    ResponderExcluir
  2. ficou ótimo ! o comentários dos corredores, "A ADM É Muito FÁCIL, É EDUCAÇÃO FÍSICA" antes que falem qualquer coisa, nossas estratégias aplicadas no futebol, com certeza será inesquecível, ralem de aprendermos trabalhar em equipe, aaaaaah II ADM , valeu por tudo, & parabéns Camila, ótimo post (:

    ResponderExcluir
  3. Camila e demais alunos, obrigada pela confiança e o meu trabalho é para demonstrarmos isto. A prática de assuntos que todos acham que é balela e na verdade não é!

    Agradeço novamente a atenção e o carinho.

    Parabéns alunos!

    Atenciosamente

    Profa. Daniela Castelhano

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Camila.Parabéns, ficou muito bom o seu modo de expor sobre o assunto.Aqui eu parabenizo também à professora Daniela, foi mesmo uma jogada de mestra, escolher o futebol, apesar de alguns do contra( são os de menos).Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana a iniciativa da turma, da professora e é motivo de MUITO ORGULHO! Diferente de outras turmas, professores e escolas, essa, prova, a cada instante, que o Mercado precisa de profissionais criativos e que é possível um mundo diferente

    ResponderExcluir
  6. Camila ficou muito bom, mais vc esqueceu de colocar o nome do artilheiro da competição, que por acaso no ultimo jogo em que venceram de 28 a 07 ele fez 15 dos tentos marcados a favor do seu time..rsrrss ( bjão Alex )

    ResponderExcluir
  7. QUERO APROVEITAR ESSE ESPAÇO,PARA DAR MEUS PARABÉNS A TODOS ALUNOS QUE SE EMPENHARAM PARA UM RESULTADO TÃO POSITIVO,E A PROFESSORA POR NOS DAR UMA OPORTUNIDADE DE MOSTRAR QUE SOMOS CAPAZES.MÉTODO DE ENSINO TOTALMENTE APROVADO.DESDE JÁ ESPERANDO A PRÓXIMA!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Perfeito seu blog... sempre, trazendo os melhores posts, e a turma do 2°ADM é a melhor de todas!

    By: Pequena MISS

    ResponderExcluir
  9. Cá, vc tá de PARABÉNS, INICIATIVA 10!!! Se fsse preciso de mais pessoas(times) eu chamava o pessoal da igreja guadalupe, eles iam ficar satisfeitos em ajudar! fica com DEUS! até....

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário