sábado, 4 de agosto de 2012

O Monge e o Executivo - Parte III








Atenção
Compromisso
Empatia
Paciência

Responsabilidade
Paixão
Generosidade
Equidade



 Eis a receita para o sucesso? Não. Um líder não almeja sucesso, apenas deseja fazer a coisa certa; o triunfo é uma consequência e não a meta principal. Continuando meu exercício de reconhecimento das influências que tive no decorrer da vida, temos a próxima característica:


Responsabilidade: Obrigação de responder pelas ações próprias, pelas dos outros ou pelas coisas confiadas.
É um conceito que se funde ao compromisso. Uma vez comprometidos com algo responder as responsabilidades é consequência, é o que vem como expectativa e resultado. E mais uma vez lá estavam meus líderes cumprindo suas responsabilidades, sem falta.
Isto me faz lembrar uma questão levantada no outro livro da série O Monge e o Executivo (Como se tornar um líder servidor), onde o autor apresenta os mesmos conceitos não como uma ficção, mas como uma receita de bolo...  No capítulo 1 o autor declara: “encontro profissionais da educação mais interessados em cumprir o programa antes que o semestre acabe do que em ajudar os estudantes a desenvolver o caráter, tão necessário para levar uma vida bem-sucedida”. Sendo que no parágrafo anterior ele cita os pais “melhores amigos dos filhos” que comentei aqui.
Uma das pessoas que pertence a minha lista disse-me, ainda este ano, que é preferível não cumprir todo o plano de aulas a deixar de transmitir o que os alunos necessitam; negligenciar o tempo dos alunos na compreensão do tema. Como se vê grandes pessoas compõem minha lista!

Paixão: impressão viva
Isto parece ser sentimento, vez ou outra nós contrapomos amor a paixão, como se um fosse mais positivo que o outro. Confesso que estou usando um artifício muito perigoso na linguagem, que é utilizar a definição que mais se adéqua ao conceito que pretendo exprimir. Mas de todo modo não fui eu quem criou as definições, algumas estão no dicionário, outras no próprio livro. Por isso mesmo gosto da etimologia, pois penetrando no íntimo da palavra, em sua origem, não sobram dúvidas quanto ao que ela pretendia demonstrar.
Mas minhas pesquisas etimológicas podem esperar outro momento. Aqui paixão pode ser traduzida pelo brilho nos olhos, pela alegria contagiosa, por motivação. Qualidades que marcam, que nos faz ver a razão de um sacrifício, de certo modo é o mesmo conceito da paixão de Cristo, expiando os pecados alheios, mas, num caso menos amplo, meus líderes mostravam paixão nos pequenos esforços ao qual se dedicavam por seus alunos.     

Generosidade: abnegação. Renúncia espontânea do interesse, da vontade, da conveniência própria.
Curioso, mas no livro o termo generosidade é trocado por abnegação no decorrer do capítulo. Não sei qual foi a palavra no original inglês que foi usada para uma e outra, e se há essa distinção mesmo. Mas é compreensível, primeiro que encontrar uma definição para o termo generosidade é cômica: qualidade de generoso, magnânimo que por sua vez quer dizer generosidade... No dicionário Michaelis há uma luz que é indicada pelo antônimo de generosidade que é mesquinhez.
Logo, cai como uma luva no conceito de abnegação, pois o mesquinho pensa em si primeiro e dane-se o outro! O abnegado renuncia o próprio interesse. Mas o líder que se preza não pratica aquela renúncia a preço futuro, ou seja, guarda essa atitude abnegada para lançar em rosto numa próxima oportunidade. Ele faz pelos outros naturalmente e pelo que observei sequer se dão conta do bem que estão fazendo!

Equidade: Reconhecimento dos direitos de cada um
Justiça é o sinônimo de equidade. É importante levantar essa questão no final, pois nada do que foi dito anteriormente faria sentido sem esse princípio, então coloco o fundamento aqui em baixo, sustentando todo o resto. Todo direito implica em deveres, e reconhecer o espaço de cada um, dar voz e vazão ao seu direito é para quem tem senso de equidade.
Já ouvi críticas por chegar em autoridades e inquirir sobre meus direitos, ou se não por simplesmente chegar neles para me comunicar. Sempre houve um mito de que diretor de escola era alguém que só servia para punir os indisciplinados, e que o contato com os alunos era desnecessário. Não por acaso o primeiro item da minha lista e o último (atenção e equidade, e não só estes) corresponde a diretores de escola, diferentes entre si. Justamente porque a primeira rompeu o protocolo eu pude, anos mais tarde, me aproximar sem medo do último. E atualmente continuo dando meus pulinhos ousando travar contato com personalidades renomadas e mitificadas daqui e acolá. Os frutos vêm com o tempo, mas não duvido que venham.
O que isso tem a ver com equidade? Estes líderes me mostraram que embora exista uma hierarquia organizacional, nas relações humanas somos todos iguais, sujeitos aos mesmos erros, acertos e tendenciosos. Não importa se somos alunos e professores, chefes e funcionários, ou ainda dono e subordinado, pai, mãe e filhos, irmão mais velho e mais novo, isto mostra a posição de cada um no mundo, mas o que a justiça nos faz ver é que independentes da posição que ocupamos todos têm o direito de se relacionar com o próximo por nossa condição humana.
Quem ocupa posição “superior” e não tem equidade, fatalmente vai acabar subvertendo o direito alheio, e não será autoridade, mas autoritário. 

PostScriptum: As definições das palavras em destaque foram retiradas do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, quando não do próprio livro em questão.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário