sábado, 22 de maio de 2010

Cientistas americanos criam a vida artificial...?



O geneticista Craig Venter está bancando Deus por aí, por ter "criado" uma célula viva, ele modificou as informações genéticas do núcleo de uma bactéria e está cantando vitória pelo seu elemento sintético ter mantido viva a bactéria.


O que foi feito? Para criar um novo código genético, Craig serviu-se do material genético de uma outra bactéria (uma vez que ele é o responsável pela decodificação do genôma desde 2001), com este material, o geneticista fez algumas modificações, utilizando produtos químicos e sintetizadores. Criada a nova célula, ou melhor, célula diferente, ele introduziu na  primeira bactéria, e esta passou a reagir de acordo com as informações predeterminadas pelo novo código genético.

Simples de explicar não? Não sei entretanto onde está o grande feito dos americanos! Um cientista justificou que Deus deu sabedoria ao homem para que ele crescesse em ciência. Concordo, e acho que apesar da pretensão, as experiências novas não ferem em nada a soberania de Deus.

Para começo de conversa, o resultado final foi adquirido  graças aos elementos químicos que modificaram as informações genéticas naturais. OK. Quem criou esses elementos? Ainda que seja sintético, seria uma cópia do natural, e quem criou o natural? O Craig Venter? Não.

Que a vida orgânica é composta de matéria agregada, ninguém questiona. Existe porém um fator que não é manipulável, a animação da mesma, o que a mantém viva. O laboratório americano não criou "Vida" como propagam, apenas modificou situações especificas de uma vida que já existia!  Modificaram o DNA de uma simples bactéria.

Náo é contudo, um projeto de todo inútil, apesar de pretencioso. Eles podem utilizar esta tecnologia para modificar o DNA de células cancerosas por exemplo. Eles podem amansar o vírus HIV também. Melhor que ficar travando guerras inúteis com o Criador. Qualquer matéria prima que se utilize para criar uma nova "criatura" certamente virá das mãos do criador, ou ainda, como os cientistas também pretendem fazer, podem até criar DNAs distintos (desconhecidos) mas  ainda assim não foge das mãos do Criador. Me lembra muito uma recreação que faço no Orkut...

Não existe aqueles sites com aquelas mensagens lindas e textos que vem com os códigos pra gente enviar para os amigos? Então, eu gosto de estribuchar estas mensagens preconcebidas por outras pessoas e criar  a minha própria. Eu pego uma imagem aqui, um tipo de fonte lá, um design acolá, e geralmente ponho o texto que eu escolhí, enfim mudo o código. E ainda assino! Foi minha criação, mas quem disponibilizou a matéria prima? - O site. É fato ainda que eu posso criar meu próprio site, foi uma comparação um tanto grosseira, porque duvido que algum dia alguém possa criar seu próprio Universo, com matérias totalmente distintas das já existentes; algo que não venha da matéria prima que está disponível há tanto tempo que não se pode contar!

Crede em mim, se eu - uma simples mortal - estou achando-os patéticos (sob determinado ponto de vista), Deus o Criador não deve estar se importando, mas eu não tenho procuração para falar por Ele, como a "Igreja" assim o pretende... e olha só nem o Vaticano se pronunciou contra! Para ver como a polêmica é mais virtual que real.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário