sábado, 8 de maio de 2010

Perdidos da Selva


Peço licença para defender uma causa importantíssima...

A grande maioria do povo brasileiro (e português) o possui embora estatistícas provem o contrário. Na verdade as estatísticas mostram apenas que não pertencem a mesma família, a sua origem perdeu-se pelo mau uso...

Sim falo do sobrenome SILVA. Silva vem do latim e significa selva, floresta; mas pouco ou nada tem a ver com os povos que vivem nestes lugares, portanto não é nome de índio, é um nome Europeu, só por vir do latim já indica que é europeu (creio eu), se fosse Muricy por exemplo, apesar de soar bem, este sim é Tupi. A primeira felizarda família a adotar o Silva por sobrenome viveu no século X  no norte da península Ibérica (Espanha), e fazia parte da nobreza; a nacionalidade portuguesa nem existia!

No entanto Portugal e Brasil é onde se encontra este sobrenome mais comumente, por fatores históricos. A disseminação do nome foi feita pelos portugueses, que pra começo de conversa trouxeram seus modus vivendis para a américa latina, e nessa de exigir nome e sobrenome, quem não tinha uma linhagem, adotava a que mais lhe agradava, foi aí que os habitantes do Brasil colônia - índios, escravos africanos e locais - tomaram pra sí o sobrenome da realeza.
  
Silva também foi tomado por imigrantes que pretendiam anonimato, ou seja, queriam romper vínculos com a Europa. E assim Silva virou tão comum, que buscar um José da Silva na lista telefônica levaria anos, e sem sucesso!

Silva possui até brasão, que logicamente não pertence a todos os Silvas, mas a uma única família, proveniente de Sofia, uma região que fica a leste do Canadá, que foi colonizada por franceses, mas que mantém hábitos portugueses graças a Henri Menier, um frânces descendente de antigos portugueses da região, os mesmos que falharam na tentativa de colonizar o local para os franceses. Isso que é um cidadão fiel às suas origens!


O mais jovem indivíduo desta família atende pelo nome de Marcelus Silva, e seu brasão foi regitrado na corte heráldica de Sofia a 17 de outubro de 2004, seu título é de Rei das Armas. Como a monarquia faliu há um bom tempo, fica mais como uma simbologia. Ele pode se gabar que ele pertence a única família Silva que possui brasão... Grande coisa! (...)





Mas nem tudo é Silva! Existem os nomes que possuem sua raiz em Silva, como Silveira, Silvério, Silvino, Silvana, Silvio... Todos possuem o mesmo significado e ninguém diz que é "nome de pobre"!  Aliás deve existir tantos mendigos com sobrenome chique pelas praças! E por que não citar os famosos Silvas? Eu queria ser pobre como o Fausto Silva - vulgo Faustão. Cada relógio dele deve custar a minha casa - que não é barata!


Falando em riqueza, "quem quer dinheiro?"-Diz Silvio Santos todos os domingos desde que me conheço por gente, e o dinheiro não acaba! É fato que o nome dele não é Silvio, e sim Senor Abravanel, mas seu nome artístico ou pseudônimo não lhe extraiu a sorte, não é?
E nosso saudoso ÚNICO CAMPEÃO  de Fórmula 1 brasileiro Ayrton Senna da Silva? Depois dele a fórmula 1 nunca mais foi a mesma para os brasileiros. Não consta que ele fosse pobre, a Xuxa não se prestaria a namorá-lo se fosse(...) Até gringo entra naquela dos Silvas indiretos, por exemplo Silvester Stallone. Silvester é o mesmo que silvestre, que por sua vez significa da selva, logo é Silva também!

De ex-presidentes constam quatro na minha lista: Artur Costa e Silva - esse não deixa dúvidas! Epitácio Lindolfo da Silva Pesssoa: vamos combinar que o Silva era o menor dos seus problemas referente ao nome...

Ainda teve o Jânio da Silva Quadros, e o atual, e em breve ex-presidente (inshallah!) Luís Inácio Lula da Silva! Até o ex-vice é Silva! (José de Alencar Gomes da Silva).




Post Scriptum: Conclui-se que Silva é um sobrenome nobre em sua origem que veio se popularizando com o tempo e com o uso. Virou sinônimo de comum, e comum por sua vez virou sinômimo de pobre. Mas é tudo uma questão de opinião. Eu sou Silva sim, e daí?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário