terça-feira, 4 de maio de 2010

O Coelho Branco


O coelho branco é a encarnação do homem civilizado, com seus freios sustentados pelo tempo, compactado pelos relógios e calendários. "Ai, ai, ai é tarde até que arde! Ai, meu Deus é tarde!"

No entanto, esta figura aparece pela priemira vez em Alice no País das Maravilhas de Lewis Carrol, e vem sendo utilizada como aquele que remete a uma outra realidade, ou a uma realidade paralela. Ele sempre apresenta um contraponto entre vida real e imaginária de cada indivíduo, ou ainda em meio de chegar a certas respostas que o senso comum não alcança.


Pra citar alguns exemplos, na série LOST, no quinto capítulo da primeira temporada intitulado White Rabbit, onde Jack é levado pela imagem do pai (o homem civilizado e de frios conceitos) até uma fonte de água potável,  na ilha deserta em que se encontra. Flashes mostram que o pai de Jack era uma figura de hábitos duvidosos, e lhe transmitia ideias como "não se arrisque e não acontecerá nada de errado". O que doeu na consciência de Jack ao deixar Joanna morrer  afogada antes que ele conseguisse se arriscar a salvá-la. (Os mais entendidos sobre LOST pode me corrigir sobre os pormenores do episódio, caso esteja errado!)   


No filme Alice no País das Maravilhas de Tim Burton, ao voltar do mundo subterrâneo, Alice trás como lição a faculdade de acreditar no impossivel  (coisa que ela tinha como fantasia de infância), e de modo perspicaz, o diretor atribui a Alice a ideia da Inglaterra travar negócios com a China, um projeto bastante ousado para a época, mas que historicamente ocorreu após a Guerra do Ópio (1839-1842), onde a China perdeu o território de Hong Kong para Grã-Bretanha, e só o recuperou em 1999 mediante acordos díplomáticos.  


Em Matrix, logo no início do filme um Hacker de computador está adormecido em frente ao seu computador. Ele é Thomas Anderson, conhecido como Neo (Keanu Reeves).Uma mensagem misteriosa aparece na tela:"Acorde Neo!"  É o coelho branco que convida Neo para conhecer uma outra realidade (no caso a verdadeira). Matrix é cheio de gnosticismo, os cristãos tradicionais mais entendidos não devem gostar, há quem considere Neo o anticristo! Sem entrar no mérito da questão, aqui fico com o coelho branco, que mais uma vez surge pra mudar a realidade de quem conhece o mundo para o qual ele leva-nos. Curiosamente ninguém hesita diante do convite sedutor do coelho, principalmente quando descobrem que como num sonho coisas fascinantes podem acontecer devido a escolhas deliberadas!


O senso comum trabalha através da lógica, mas nem tudo que é lógico é verdadeiro, como bem disse o médico psiquiatra Flavio Gikovate. Todos os cientistas antigos acreditavam que a terra era o centro do universo, era lógico na concepção deles. No entanto Galileu ousou ir contra a lógica  e provou que a estrela maior é o Sol e que a Terra gira ao seu redor. Pobres terráqueos pretensiosos!


Estas histórias convenientemente denominada ficção, alimentam a alma humana, cada vez mais perdida em meio a convenções e tipos. Quem acha que Alice no País das maravilhas é um filme para meninas, delicie-se com LOST ou Matrix, e estarão seguindo o coelho branco da mesma maneira!


Post Scriptum: "Ei! Psiu! Acorde! Siga o coelho branco!


3 comentários:

  1. Rodman, o foco deste post não é LOST mas o coelho branco. Tanto que admiti que poderia não estar a par dos pormenores da série, apenas na ideia que inspirou o titulo do episódio, e na ideia central apresentada no post.

    ResponderExcluir
  2. da próxima vez que alguem falar que o axel rose nao esta em forma eu vo xinga tanto que a peessoa vai ter vergonha de se olhar no espelho

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário