quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Danças, emoções e "tietagem"

A dança é uma das mais belas expressões corporais que existe. É quando a linguagem natural do corpo se alia a arte e provoca emoções aos expectadores e aos bailarinos. E quando falo dança, me refiro a todas as modalidades, desde o balé clássico ao street dance que, como o nome já diz, começou nos subúrbios, nas ruas e hoje ganhou os palcos.


É interessante a relação da dança como manifestação cultural, como análise política, quando tudo pode virar tema de um belo espetáculo. Como num evento recente que assisti: “Migrações”. Que na verdade foi um evento cultural pra fechar a temporada no município, e, portanto foi um modesto espetáculo, mas por isso mesmo me pergunto: se tanta simplicidade arrancou lágrimas de meus olhos, como eu não me sentiria diante de um evento mais elaborado?


A simplicidade não veio, porém, do promotor do evento, mas da precariedade do espaço liberado pelo município para a apresentação. Infelizmente, há pouco investimento em cultura em Francisco Morato, e a boa vontade encontra grandes obstáculos a cada vez que tenta promover algo de qualidade. E a mesma boa vontade resiste a toda precariedade e tira do mínimo o máximo.


Bem como o povo nordestino que do sufoco das condições climáticas e econômicas tiraram excelentes lições, compuseram ótimas músicas, que serviram de trilha para o espetáculo “Migrações”. A arte e a vida se confundem num palco com jovens artistas, onde alguns estão só começando e outros já estão há tempos na batalha.


Inclusive, o coreógrafo e meu amigo da vida toda, Adilson José Bezerra, também está na batalha há tempos. Tive a honra de vê-lo dar os primeiros passos de dança, e hoje ele corre o mundo dançando e criando, embelezando a paisagem destes países! O que vale ser dito, é que ele não abandonou suas raízes, e sempre que aparece de volta à cidade ele patrocina projetos que capacitam novos jovens a ser como ele: dançarinos competentes, humildes e de caráter. Entre eles a mais jovem bailarina presente, Yasmim, com apenas 10 anos não ficou devendo em nada para as demais! Se todos os jovens fossem dedicados e disciplinados como ela!


Neste evento eu pude notar certos aspectos da pessoa e do coreógrafo Adilson, nada que eu já não soubesse, mas como tinha este post em vista, assisti com um olhar clínico de jornalista (sem maiores pretensões). Desde a trilha, Romaria, Admirável Gado Novo, Asa Branca, entre outros sucessos que representam a saga nordestina pelo Brasil, e outras que falam do ser humano em geral.


O Grupo Evolução devidamente orquestrados pelo Adilson representou com muita qualidade esta proposta, que era apenas uma das propostas do evento, tendo coreografias de salsa, e uma para Ojos Asi de Shakira.


O destaque destas coreografias ficam para o figurino caprichado, que quebra o impacto da proposta inial do figurino dos migrantes nordestinos. E a garota Yasmim também ganha destaque nessa coreografia devido ao posicionamento em cena.


O espaço foi dividido com os bailarinos da Luarte Dance, com suas coreografias de street dance. Devidamente desmarginalizada, a street dance tem como característica movimentos fortes e precisos, só com muito ensaio e talento se consegue fazer uma apresentação destas com categoria.



E foi o caso do grupo da Luarte Dance, onde a coreógrafa Nenê, sabiamente, colocou como destaque a dançarina Renata Octaviano. Exelente dançarina, além de bela (não que as demais não sejam), mas, por favor, permitam-me um pequeno partidarismo neste momento!


Este post, tem por finalidade prestigiar um grande amigo e colaborar com a divulgação de um de seus ideais, demonstrar o quanto admiro trabalhos como o dele, que agora correrá o mundo novamente, em eventos nos navios pelos mares deste mundo de meu Deus!
Ao Adilson, ao grupo Evolução e aos dançarinos da Luarte Dance só desejo sucesso.
Post scriptum: Gostaria de agradecer a Renata Octaviano pelas fotos cedidas para o post. E aos leitores que manifestarem qualquer interesse pelos projetos de dança do coreógrafo Adilson ou da D. Nenê da Luarte Dance é só postar um comentário que o recado será devidamente enviado a quem interessa.


8 comentários:

  1. amei amei o post; [ ex-bailarino luarte ] dieggo [ primeiro da foto do grupo ]

    ResponderExcluir
  2. Mto bom, este post, amei,acho que agradeço por todos qdo digo: Valeu o Carinho!!!
    bjus que Deus te abençõe...

    ResponderExcluir
  3. q legal
    muito boa sua proposta,gostei muito,
    obrigada mesmo pelo carinho...
    e pelo bela tbm kkk
    muito gentil
    big beijassuuuuu

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS CAMMY,LINDA COLEGA DE 2010 E ESPERO QUE TAMBÉM DE 2011.MUITO BEM COLOCADO, SOBRE A DANÇA E A CULTURA.PARABÉNS A TODOS OS DANÇARINOS EM ESPECIAL AO ADILSON QUE JÁ TIVE A HONRA DE TÊ-LO COMO PROFESSOR UM DIA.LINDOOOS.

    ResponderExcluir
  5. Amiga linda sem comentario.... muito obrigado... sempre..... grande beijo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom prestigiá-lo! Amo muito tudo isso! Amo muito você amigo!

      Excluir

Deixe seu comentário