quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Eu e a a menina que roubava livros - Max Vandenburg




Max Vandenburg era a pessoa certa no cenário errado. O personagem que sobrava na família. A família que não pertencia a Max. Era um parêntese abraçando o desabrochar da menina Liesel. 

 
Um judeu numa Alemanha nazista, acolhido por Hans Hubermann, o pai de um comunista, e Rosa Hubermann, uma mulher que tinha o coração de ferro e chamava a todos de Saumensch e Saukerl (Porcos imundos!). 


Max vivia no porão, existia quartos na casa, mas seu lugar era aquele; Liesel descia as escadas e ia buscar inspiração nas histórias de Max Vandenburg, em seu jeito fugidio, calado. Esse personagem em minha vida atende pelo codinome Rei de Espadas. Não era judeu, nem fugitivo do regime nazista, mas vivia no porão, que era espaçoso tal qual um quarto, mas não era um quarto! O fazia por pura esquisitice, já que havia quartos vagos na casa.
  
Mas, eu o visitava com o mesmo interesse da menina Liesel por Max, havia naquele porão um homem cheio de histórias para contar e uma menina com muito o que viver. A grande diferença era que a diferença de idade de mim para o Rei de Espadas era de três anos apenas, entre Liesel e Max havia doze anos. 


Eu descia até o porão e ficava observando-o, muitas vezes não dizia nada, outras vezes desenhava na mente meus próximos versos. Ele foi meu grande inspirador, matéria-prima do meu espólio poético. Existia entre nós algo tão puro que o mundo não podia compreender, como, de fato, não compreendeu.

Como conceber dois jovens num quarto-porão falando de poesias, falando da vida, das tristezas, das alegrias, de amizade? Liesel, em a menina que roubava livros, diversas vezes dormiu aos pés de Max. Ato inconcebível sem a malícia das pessoas. 




O Rei de Espadas diz que eu o superestimo, mas não é verdade, sei do qual humano ele é, falho, frágil e às vezes tão forte! No final a amizade sempre vence. Max Vanderburg era um pouco mais sonhador, e com uma história de vida muito mais difícil. O bom do livro é poder fazer associações, onde o roteiro sempre acaba nos colocando como personagens.




Um comentário:

Deixe seu comentário