sábado, 10 de dezembro de 2011

A menina que roubava livros




Há pouco mais de dois meses recebi um convite da morte e aceitei, sem oferecer resistência.


    Eis um pequeno fato: "Você vai morrer" 


Palavras da morte. Na verdade o convite veio por meio de uma colega que me presenteou com o livro A menina que roubava livros, de Markus Zusak, uma história narrada pela morte e que me seduziu de tal forma que me apaixonei pelas personagens. 

Apaixonei-me por Liesel Meminger;
Apaixonei-me por Max Vandenburg;
Apaixonei-me por Hans Hubermann;
e por Rudy Steiner;

Nesta ordem.


Liesel Meminger é uma garotinha que descobriu o mundo nas palavras, lidas, escritas ou mesmo desenhadas. Abandonada pela mãe para adoção, foi criada por Hans e Rosa Hubermann, a última apesar das boas intenções não me convenceu de que possuía um coração, e Hans era o pai.





Um homem limitado em conhecimentos, mas rico em sabedoria, acolheu Liesel e deu asas a sua imaginação. Até nos livros os bons morrem cedo! O mesmo acordeão que Hans tocava pra Liesel enquanto ela lia a beira do rio Amper, foi o que atraiu Max Vandenburg a Rua Himmel, 33.



O judeu, filho de um amigo do passado de Hans, vinha buscar asilo no seio da família Hubermann para alegria e desespero de todos. Afinal, não devia ser fácil abrigar um judeu numa Alemanha Nazista, em meio a ira tresloucada do Führer. 

Entretanto, Max tornou-se uma grande companhia para a sonhadora Liesel, tão importante para a menina quanto Rudy Steiner, seu amigo de infância com traços que me dizem algo a memória. 


Loiro, "cabelo de limão", olhos claros, dentes afiados. Assim a morte, por meio da menina que roubava livros, descreveu Rudy, que tudo fez para receber um beijo de Liesel, e mal sabia onde o encontraria, que seus lábios estariam gelados quando os lábios dela os tocassem.

Essa história, essas quatro personagens e mais duas: Rosa Hubermann e Ilsa Herman, guardam laços estreitos com minha história, que eu não pretendo deixar para a morte contar.




Post Scriptum:  Preciso agradecer quem me presenteou. Obrigada Dayane Priscila Aparecida da Silva Pereira! 

(Podem crer, é uma pessoa só!)       





3 comentários:

  1. Ahhhh Adorei o post; Este livro é maravilhoso!, eu só acrescentaria um personagem apaixonante: Por mais macabro que seja a morte e sua paixão pelas cores foi o que realmente me impressionou e me envolveu na história.

    ResponderExcluir
  2. Ain...... Que bom que você amou o Livro *---*

    ResponderExcluir
  3. Tive a oportunidade de presentear 3 pessoas (que me lembre) com esse livro Camila Silva, Samuel De Oliveira Pereira e Luis Eduardo Lazarim.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário