sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Bê-a-bá do Brasil

Certa vez, li num livro didático que as crianças francesas, a partir dos 7 anos, só podem ser consideradas alfabetizadas se conseguirem elaborar uma redação com no mínimo 15 linhas com o tema "Minha Vida".

Aí podemos questionar: Que vida é esta que pode ser contada em 15 linhas? Está certo que o teste é aplicado a crianças, sendo que o primeiro ano já está descartado, pois nenhum de nós tem a menor consciência do que é feito da nossa vida neste período.

Do segundo ao quarto ano de vida, temos lápsos do que aconteceu. Restam então,  três anos para serem contados se a criança for honesta e relatar somente o que ela sabe sobre sí própria e não o que falam que ela é.

Considerando ainda, que existem pessoas tendenciosas a viver na ilusão daquilo que dizem que elas são, se a honestidade for um fator obrigatório pra legitimar a redação, aí não lhes resta nada a contar, pois sua vida foi moldada em cima de crenças, preconceitos e expectativas alheias; não existe nada de seu pra legitimar o "Minha" proposto pelo tema.

Por falta de conteúdo então, todas as crianças (francesas ou não) podem ser consideradas analfabetas???

Já pensou se essa moda pegasse, e só quem soubesse elaborar uma redação fosse considerado alfabetizado? Muita gente tava na roça! De aluno primário a Presidente da República!     





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário